Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Sindicato que representa o setor de vestuário já conta mais de 400 demissões

Data: 02/04/2020

 

Sindicato que representa o setor de vestuário já conta mais de 400 demissões

Por: Janaína do Carmo - Tribuna de Petrópolis


Cerca de 400 pessoas já foram demitidas no setor de vestuário em Petrópolis. A informação é do presidente do sindicato da categoria, Jorge Luiz Mussel. As demissões foram registradas nos últimos 15 dias de março e são as conseqüências econômicas da pandemia do Covid-19, que provocou o isolamento social e restrições no funcionamento de vários setores da economia. Só em uma fábrica - a Ikinha - 54 funcionários perderam os empregos esta semana.

“Muitas empresas estão mandando embora, algumas sem pagar nada para o trabalhador. Estão largando o funcionário sem emprego, sem dinheiro, sem rescisão e sem o FGTS. Muitos mandam os funcionários receberem na justiça. Mas como isso pode acontecer se a justiça também está parada? Como sempre, a corda arrebenta do lado mais fraco”, lamentou o sindicalista.

Mussel explicou que o sindicato tenta mediar as negociações entre as empresas e os trabalhadores com o objetivo de manter os empregos. “Tentamos colocar o funcionário em casa de férias coletivas e/ou banco de horas, mas com o empregador pagando o seu salário normal”, disse o sindicalista. “Só não admito diminuir salário para manter o emprego. Se está ruim viver com o que ganha, imagina diminuindo? As negociações buscam sempre o melhor para o trabalhador”, ressaltou.

De acordo com o sindicalista, as alegações das empresas para justificarem as demissões são os cancelamentos dos pedidos e o fechamento das lojas. “Entendo as empresas neste momento, mas elas têm que ter um recurso para as emergências ou um crédito para pegar. O trabalhador certamente não tem. Ninguém divide os lucros com o trabalhador, apenas os prejuízos. Assim fica difícil”, criticou o sindicalista.

Leia mais: Importante para a economia de Petrópolis, Turismo já registra demissões em meio à pandemia (https://tribunadepetropolis.com.br/considerado-um-dos-principais-setoreseconomicos-de-petropolis-turismo-ja-registra-demissoes)

O proprietário da Ikinha Malhas, Marlan Hammes, confirmou para a Tribuna o fechamento do setor de confecção, que funcionava na unidade do Quarteirão Brasileiro, e a demissão de 54 pessoas. “Minhas lojas estão fechadas, os pedidos foram cancelados e os meus clientes também estão com as suas lojas fechadas. Não tinha como manter o setor em funcionamento. Avaliamos todas as possibilidades antes de tomar essa decisão”, explicou o empresário.

Marlan justifica as demissões com o momento de incertezas em que vive o país. “Não temos uma ideia de quanto tempo vamos esperar, de quanto tempo isso vai durar. Além disso, não sabemos como vai reagir o mercado depois disso tudo. É um momento de muitas incertezas”, pontuou.

Segundo o empresário, o setor de malharia e tecelagem ainda continua funcionando na unidade do Quarteirão Brasileiro, sem que, no momento, haja demissões. Marlan garantiu também que todos os trabalhadores demitidos receberão as rescisões sem que haja prejuízos.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS