Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Por causa de coronavírus, Prefeitura limita horário de funcionamento do comércio

Data: 18/03/2020

 

Por causa de coronavírus, Prefeitura limita horário de funcionamento do comércio


A partir de quinta-feira (19) as lojas da Rua Teresa e Centro Histórico terão horário diferenciado de atendimento. A decisão ocorreu após uma reunião com representantes do comércio das duas localidades realizada nessa quarta-feira (18). O comércio do Centro Histórico vai funcionar das 12h às 18h e a Rua Teresa (incluindo a Rua Aureliano Coutinho) vai funcionar das 10h às 16h. A medida não afeta o funcionamento das farmácias e restaurantes – esses poderão continuar funcionando normalmente. Com relação a feira livre, o número de barracas será reduzido pela metade – a partir da próxima terça-feira - e o espaçamento entre as barracas também vai aumentar. No Hortomercado, o número de funcionários atendendo em cada box terá que ser reduzido para duas pessoas.

“São medidas necessárias nesse momento de prevenção. Como todos estão acompanhando, os governos estão tomando medidas duras, porém necessárias para garantir o menor número de pessoas nas ruas, como forma de prevenção com coronavirus. Em Petrópolis temos 18 casos suspeitos e estamos trabalhando de forma preventiva para tentar evitar ao máximo o número de casos”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Leia também:

Sobe para 18 o número de casos supeitos de coronavírus na cidade (https://tribunadepetropolis.com.br/sobe-para-18-o-numero-de-casos-supeitos-de-coronavirusna-cidade)

A ideia de se estabelecer horários diferenciados foi uma sugestão dos representantes do comércio que participaram da reunião com o prefeito Bernardo Rossi.

“É uma ação preventiva. Fizemos questão de chamar essas pessoas e conversar antes de tomar qualquer decisão. Sabemos que o cenário poderá mudar, estamos acompanhando tudo o que está acontecendo e entendemos a necessidade de proteger nossos funcionários e clientes”, disse Heitor Carneiro, representante do Sicomércio e dos lojistas da Rua 16 de Março.

Bernardo Rossi salientou que o cenário poderá mudar. “Essa é uma medida provisória. Na próxima semana vamos nos reunir novamente com os representantes para saber como o escalonamento de horário está funcionando e se outras medidas serão necessárias”, completou Bernardo Rossi.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, destacou a necessidade da prevenção. “É um cenário preocupante para todos, mas, através da união, conversando com todos os representantes, estamos tentando nos ajustar essa realidade”, destacou.

Feiras Livres

Com relação a feira livre, após uma reunião entre a Associação dos Feirantes, Sindicato Rural e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também realizada nessa quarta-feira, ficou acordado a diminuição no número de barracas: a feira livre conta com 327 barracas e o número terá que ser reduzido em 50% a partir da próxima terça-feira. Os feirantes também terão que disponibilizar álcool gel nas barracas e toalhas de papel para uso dos clientes. O espaçamento entre as barracas também será maior. A divisão com relação as barracas serão feitas pela Associação dos Feirantes.

Hortomercado Municipal em Itaipava

O Hortomercado em Itaipava terá restrição com relação ao número de pessoas atendendo em cada box: poderão ser duas pessoas em cada box. Álcool gel também deverá ser colocado à disposição dos clientes. Com relação ao Bar do Horto, o número de clientes atendido no espaço terá que ser reduzido a 30% e o atendimento.

Ferinha de Itaipava

Com relação a feirinha de Itaipava, a recomendação é a suspensão do atendimento provisoriamente.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS