Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  TCU divulga diagnóstico sobre situação dos regimes próprios de previdência social de estados, municípios e DF

Data: 02/06/2016

 

Prezados Amigos,

 

Minha conhecida inabilidade digital pode dificultar a recepção adequada do link abaixo. Seria pena, pois trata-se de estudo do Tribunal de Contas da União (49 páginas), assinado pelo Conselheiro Vital do Rego mas desenvolvido pelo Corpo Técnico do TCU. Informa que o déficit atuarial dos RPPS alcançou o patamar dos 4 trilhões de reais. Ou seja, Petrópolis é um copo d’água, até que bem cheio, neste oceano. O Amigo que me remeteu a matéria, e cujo nome omito dadas as suas responsabilidades profissionais, manifesta o seu estarrecimento. E eu acrescento achar curioso por muito se falar do INSS (RGPS), mas calar-se sobre os RPPS.

Não se trata de destacar um aspecto importante da vida dos servidores; trata-se do temor crescente que deixem de ser pagos os inativos e seus pensionistas, por falta de coragem de nossos Governantes. Às favas os interesses eleitoreiros, é Petrópolis que precisa evitar o precipício para o qual é levada por pura miopia esperta. Uma Audiência Pública sobre o tema, idealmente responsabilidade do MP, mas que pode ser convocada apropriadamente por mitos outros órgãos e entidades, faz-se URGENTÍSSIMA. A Câmara poderia fazê-lo, se não tivesse ojeriza pelas Audiências Públicas de verdade, e se não estivesse mais preocupada em colocar o Protocolo fora do acesso da população, e em turvar a transparência.

Philippe Guédon

 

http://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-divulga-diagnostico-sobre-situacao-dos-regimes-proprios-de-previdencia-social-de-estados-municipios-e-df.htm#.V0jEAHX5Ff8.email




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS