Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  ONU lança relatório sobre voluntariado no mundo

Data: 10/06/2015

 

 

ONU lança relatório sobre voluntariado no mundo

Documento afirma que voluntários são “vitais” para sucesso da nova agenda; publicação cita observatórios sociais

ONU

 

Um novo relatório do Programa de Voluntários da ONU, UNV, na sigla em inglês, foi lançado nesta sexta-feira. O documento afirma que os voluntários têm um papel fundamental para tornar os governos em todo o mundo mais responsáveis e ativos.

No entanto, seu potencial estaria “gravemente subvalorizado”. O relatório Estado do Voluntariado no Mundo 2015 é o primeiro estudo global sobre a contribuição de voluntários para uma melhor governança.

Desenvolvimento Sustentável

Segundo o programa, isto seria “um pré-requisito para o sucesso das novas metas de Desenvolvimento Sustentável” que devem ser formalizadas numa reunião nas Nações Unidas, em setembro.

Voluntários estão trabalhando com governos e sociedade civil pela “prestação de contas daqueles que estão no poder, para influenciar políticas e leis e para representar as vozes daqueles que muitas vezes são deixados de fora das decisões de desenvolvimento”.

O resultado final, segundo o relatório, é um desenvolimento “mais inclusivo e mais eficaz”.

Citando diversos países como, Brasil, Líbano, Quênia e Bangladesh, o documento chamado “transformando governança” mostra como pessoas comuns estão voluntariando seu tempo, energia e habilidades para melhorar a foma como são governadas.

Brasil

Um dos exemplos citados no relatório é de um projeto de um grupo de cidadãos no Brasil, chamado Observatório Social, que monitora contratos municipais para combater a corrupção. Segundo o UNV, a iniciativa já poupou milhões de dólares aos cofres públicos.

Guilherme Souza Magalhães é presidente do Observatório Social de Niterói, estado do Rio de Janeiro.

Em entrevista à Rádio ONU, ele falou que o projeto na cidade está ligado ao Observatório Social do Brasil. O primeiro projeto foi criado em Maringá, no Paraná.

“Hoje nós temos cerca de 100 Observatórios. Criamos o Observatório Social em 2009 e de lá pra cá, a gente tem feito um trabalho no sentido de otimizar a aplicação dos recursos públicos. O Observatório Social do Brasil entende que a melhor forma de você fazer isso é você trabalhar nas licitações para evitar que o recurso público seja mal usado. Além disso, o Observatório Social do Brasil trabalha com indicadores de gestão e de transparência”.

Ele falou ainda sobre educação fiscal.

“Visando o futuro melhor em termos de controle social, a gente entende que é muito importante fazer um trabalho de educação social nas escolas, para você começar a discutir com crianças a importância dos tributos e que eles sejam bem aplicados”.

1 Bilhão

Mais de 1 bilhão de pessoas são voluntárias em todo o mundo, a maioria trabalhando em seus próprios países.

Segundo o UNV, os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis pós-2015 só serão bem sucedidos se incluírem as vozes de todas as pessoas e envolverem as comunidades de forma mais eficaz, incluindo o voluntariado.

Moçambique

O relatório elogiou alguns governos, como os de Moçambique, Noruega e Peru, que passaram leis para formalizar a contribuição de voluntários.

No entanto, o documento afirma que muitos outros governos estão falhando em reconhecer e alavancar o “imenso potencial dos voluntários para ajudá-los a traçar um caminho de desenvolvimento mais bem sucedido”.

O objetivo do relatório, segundo o UNV, é gerar um debate global sobre o papel dos voluntários na área de governança, que é “crucial para o futuro sucesso do desenvolvimento”.

Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
Via Rádio ONU

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS