Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Vendas no comércio caem 30% em dois meses

Data: 08/08/2014

 

 

Vendas no comércio caem 30% em dois meses

 

Tribuna de Petrópolis, Sexta, 08 Agosto 2014 10:30

 

Os dois últimos meses para o comércio da cidade foram de queda nas vendas, chegando a uma redução de 30%. Este dado foi confirmado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini, que mesmo vendo sinais de uma tímida recuperação na primeira semana de agosto, teme pelo que pode acontecer nos próximos meses por causa do aumento da inflação e as medidas econômicas adotada pelo Governo Federal.

Esta semana, o vereador Luiz Antonio Pereira Aguiar (Luizinho Sorriso/PROS) contou que em conversa com vendedores de uma grande rede de eletrodomésticos da cidade ficou sabendo que a média salarial deles sofreu uma queda de 35% a 50%. “Eles contaram que recebiam em torno de cinco mil reais e nos últimos dois meses, devido à queda nas vendas, passaram a receber em torno de mil e quinhentos reais”, contou o vereador, manifestando preocupação com os pequenos comércios e com as demissões que podem surgir. 

Na avaliação do presidente do Sicomércio, a Copa do Mundo não gerou nenhum benefício para o comércio da cidade, que sofreu uma redução nas vendas em todos os setores. “Fiquei surpreso ao tomar conhecimento que os grandes comércios de alimentos também foram prejudicados”, comentou Marcelo Fiorini, manifestando preocupação com o futuro da cidade. 

O presidente do Sicomércio acredita que os próximos meses serão definitivos, mas alerta que serão momentos difíceis, isto em função do aumento da inflação e do preço dos produtos. A situação de Petrópolis se agrava ainda mais por causa do preço do pedágio e de problemas na serra. “A nova pista de subida é importante, mas precisamos saber qual o plano ou projeto que o município tem para receber quem visita a cidade para compras e para turismo”, questionou Marcelo, lembrando que um dos problemas é a falta de sinalização. 

A crise econômica em Petrópolis, no entanto, teve um agravamento nos últimos meses, mas segundo o vereador Luizinho, desde o início do ano vem preocupando empresários de todos os setores. Segundo ele, uma empresária da cidade, com uma loja no Centro há mais de 15 anos, iniciou o ano demitindo uma das duas funcionárias que tinha na loja e agora está pensando em fechar, pois, segundo ela, vem trabalhando apenas para pagar impostos e o aluguel do imóvel.

 

Rogério Tosta
Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS