Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Chances de chuva são superiores a 90%

Data: 17/12/2013

 As temperaturas continuam estáveis hoje em Petrópolis, mas ainda há previsão de chuva a qualquer hora do dia.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe), a máxima pode chegar a 24°C e a mínima fica em 15°C. Predomínio de sol pela manhã. À tarde chove com trovoada. As chances de chuva são superiores a 90%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas variam entre 24°C e 16°C hoje em Petrópolis. Nublado a encoberto com pancadas de chuva a qualquer momento. Segundo o Climatempo, a máxima fica em 25°C e a mínima em 14°C. Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

As previsões para esta terça-feira e quarta-feira indicam a formação de um sistema meteorológico intenso sobre o norte da Região Sudeste e sul da Região Nordeste do Brasil, com potencial para causar grandes volumes de chuva. Extremos de chuva podem ser deflagradores de desastres naturais no caso de atingirem municípios com áreas vulneráveis. Entre o sul da Bahia e o litoral norte do Espírito Santo, o volume de chuva já poderá se intensificar na madrugada de terça.

O sistema meteorológico previsto para se formar é uma área de baixa pressão que se caracteriza por organizar o escoamento dos ventos de forma a favorecer grandes acúmulos de umidade (convergência). A área que estará sob influência dessa baixa pressão cobre, principalmente, o sul da Bahia (microrregião Cacaueira e porção sul da Chapada e Planalto), norte e litoral norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas (microrregiões: Jequitinhonha e porção norte do Rio Doce Mucuri). Em algumas localidades desta área, os acumulados de chuva em 24h poderão ficar acima dos 100mm.

A previsão da exata posição de formação e da trajetória da área de baixa pressão ainda apresenta incertezas. Além disso, pequenas mudanças na posição da baixa pressão podem alterar significativamente o cenário previsto em termos localização e intensidade dos máximos de chuva. Essas incertezas se devem também ao fato de que os acumulados locais de chuva dependem da interação do vento com o relevo e, portanto, pequenas mudanças na intensidade e direção do vento previsto pode mudar significativamente também os volumes de chuva a ser registrados.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS