Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Petrópolis recebe Academia dos Bombeiros

Data: 12/11/2013

 O espaço de 20 mil metros quadrados será transformado em um complexo para as aulas teóricas e preparação física para combates a incêndios e  resgates. 

 

Com uma homenagem a D. Pedro II, patrono da corporação, Petrópolis foi eleita a cidade-sede da Academia de Formação de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II) com o assentamento, no último domingo, da pedra fundamental da unidade no antigo prédio dos Correios, na Fazenda Inglesa, às margens da BR-040. O espaço vai ser revitalizado e adaptado para o curso que forma 50 aspirantes a oficiais todos os anos. 

O quadro de oficiais - mais de 1.100 em todo o Estado - é formado na Academia desde 1955, quando foi criada. A transferência da sede da Academia, hoje na Zona Norte do Rio, para Petrópolis é uma reivindicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) feita ao governador Sérgio Cabral. "Hoje, com a Academia em Petrópolis, saudamos a todos os heróis que compõem o efetivo de 16.550 militares bombeiros em nosso Estado e a luta diária no salvamento devidas. A Academia chega em um momento de ansiedade na Região Serrana, às vésperas do Verão, por nossas condições climáticas e geográficas.

Queremos que a presença física da Academia motive os jovens petropolitanos a abraçarem a carreira de bombeiro militar e que a cada ano mais oficiais sejam formados. Hoje é o 58 º aniversário da Academia, mas quem está ganhando esse presente somos todos nós, petropolitanos", destacou. 

Os oficiais compõem os comandos de 32 batalhões e 12 unidades especializadas dos bombeiros em todo o Estado. Com estrutura de secretaria desde novembro de 2011, a Defesa Civil do Estado é comandada pelo coronel Sérgio Simões, que frisou o empenho do governador Sérgio Cabral em dotar a área com recursos humanos e materiais  "Está sendo possível investimentos porque Sérgio Cabral é o primeiro governador a reverter integralmente a taxa de incêndio, criada em 1988, para a Defesa Civil. Com isso, estamos podendo instalar quartéis e destacamentos em cidades que não contavam ainda com Bombeiros e fazer uma Academia adequada às necessidades de formação de oficiais. É, acima de tudo, uma reafirmação à identidade corporativa dos Bombeiros".

O espaço de 20 mil metros quadrados será transformado em um complexo para as aulas teóricas e preparação física para combates a incêndios e  resgates. A ABMDP II é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e os internos são selecionados em vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS