Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Incêndio atinge área de quatro mil metros quadrados na Posse

Data: 07/11/2013

 O fogo devastou uma área à margem da Estrada Silveira da Motta, no bairro Tristão Câmara, na Posse. A causa ainda é desconhecida. Fogo começou por volta das 19h e só foi controlado à 0h.

Um incêndio florestal na terça-feira, por volta das 19h, atingiu uma área de 4 mil metros quadrados, na Estrada Silveira da Mota, altura do Km 5, na Posse. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo só foi controlado cinco horas depois, por se tratar de um local de difícil acesso e por ameaçar residências próximas. A causa do incêndio é desconhecida, mas segundo os bombeiros, por ser uma área rural e de plantio, é provável que alguém tenha colocado fogo para limpar a vegetação e acabou perdendo o controle. Esta ocorrência aumenta as estatísticas dos números de incêndios florestais que aconteceram este ano na cidade. De janeiro até outubro, haviam sido registrados 72 casos. 

Segundo o Major Marcelo Lopes, o fogo foi controlado com a ajuda da viatura, mas os soldados precisaram fazer a prevenção, resfriando o mato no entorno, para que um dos focos - que não foi controlado, por estar situado no alto do morro - não atingisse as casas. Ele ressaltou, que é comum em áreas rurais que a população faça uso da queima doméstica. “A falta de penalização e a dificuldade de fiscalização garantem a impunidade do infrator. Sabemos que é preciso fazer um trabalho intenso de conscientização para diminuir os casos de incêndios florestais”, comentou.

Embora exista a dificuldade da fiscalização, a Lei de Crimes Ambientais, prevê multa de R$ 1 mil por hectare ou fração para quem faz uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização e de R$ 1.500,00 para quem provoca incêndio em mata ou floresta. 

Um documento do Comando de Bombeiros da Área Serrana, divulgado em junho, mostrou que a Posse é uma das localidades com maiores incidências de fogo em vegetação.  No ano passado, 16 casos de incêndio foram registrados no bairro. Este ano, pelo menos dois registros já aconteceram no local. O último destruiu uma área de 20 hectares de vegetação, na área de conservação ambiental da Pedra do Elefante, no Taquaril, em outubro. Na ocasião, a guarnição do Corpo de Bombeiros, demorou 12 horas para controlar o fogo. 

Ainda de acordo com o relatório, a Região Serrana é campeã em incêndios florestais, com uma média superior a 1 mil incêndios por ano. Segundo a publicação, são 15 mil hectares destruídos neste período e, a maioria dos casos é causada por ação humana. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS