Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Pichação de monumentos é motivo de preocupação

Data: 07/11/2013

 

As marcas deixadas por pichadores no Centro Histórico continuam por toda parte. Alvos constantes da ação dos vândalos, prédios antigos e históricos perdem a beleza e acabam dando à cidade uma aparência descuidada. E parece que quanto mais simbólico o lugar, mais valiosa a sinalização com tinta spray fica. O Teatro Municipal, o prédio dos Correios, que no ano passado completou 90 anos, e os antigos Cinema Petrópolis e Cine Glória, dois símbolos da cidade em meados do século XX, localizados na Rua do Imperador e na Rua Barão de Teffé, respectivamente, são alguns dos pontos de vandalismo. 

Quem tem por hábito passar pelo Centro, lamenta a proliferação das pichações. “É uma pena. São construções tão bonitas e que a gente vê que não adianta reformar porque dali a pouco estão sujos de novo”, comentou a lojista Sara Baptista. No mês passado, câmeras de segurança flagraram um jovem pichando o Obelisco, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal. As imagens seguem em posse da Polícia Civil. A estátua de Dom Pedro e os monumentos que homenageiam Zumbi dos Palmares e o dia da  Bíblia, ambos na Praça da Liberdade, também são alvos constantes. Nem os prédios religiosos escapam. Na lateral da Igreja do Rosário, é possível encontrar marcações em tinta preta. “É falta de educação, de respeito, de tudo. Isso não é forma de expressão. Ou até é, mas uma forma de xingar a cidade” declarou Carlos Aguiar, morador do Centro.

O muro da Universidade Católica de Petrópolis (campus Barão do Amazonas), do Colégio Pedro II e do Centro de Capacitação Frei Memória (parte da Secretaria de Educação) engrossam a lista de ataques. Por toda a extensão da Rua Monsenhor Bacelar, são visíveis os estragos nos casarios históricos.

A responsabilidade pela limpeza de prédios públicos municipais, monumentos históricos, pontes e calçadas é da Comdep, e dos imóveis particulares, de cada proprietário. Pontos como o Obelisco e a Praça dos Expedicionários são bens trombados como patrimônio estadual, sendo suas limpezas e possíveis recuperações dever do Instituto do Patrimônio Cultural (Inepac)

Através de sua assessoria de comunicação, a Prefeitura informou que 24 câmeras de vigilância estão sendo instaladas no município, em ruas do Centro Histórico, Bingen, Quitandinha, Alto da Serra e Itaipava. A capacidade de alcance destes aparelhos seria de, aproximadamente, 300 metros, com nitidez garantida. Além de servir como medida preventiva, as câmeras também terão a função de auxiliar a Polícia  na investigação de atos criminosos.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS