Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Olhos: campanha oferece exame grátis

Data: 24/10/2013

 

No dia 26 de outubro, o Lions Clube de Petrópolis, em parceria com a Clínica de Olhos Dr. Tannure, promove atendimento gratuito à população para o exame de prevenção ao glaucoma, que é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo óptico e, como consequência, comprometimento visual.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 1 milhão de brasileiros acima de 40 anos tenha a doença que, muitas vezes, ataca sem causar qualquer sintoma. Vale lembrar ainda que trata-se de uma doença de carga hereditária, ou seja, se há algum caso na família, o paciente deve dobrar a atenção. O mesmo vale para os negros, que, geneticamente, têm maior propensão a desenvolver pressão alta, míopes que utilizam lente acima de 6 graus, pessoas que já sofreram traumas oculares e  diabéticos.

Segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, um terço dos brasileiros acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista, e a iniciativa de promover o exame gratuito tem o objetivo de combater esse tipo de descuido. Para se ter uma ideia, o preço de colírios para controlar a pressão intraocular nas farmácias da cidade pode variar entre R$ 6 e R$ 95, de acordo com o estágio da doença. Todos são de uso contínuo. Os exames serão realizados das 9h às 14h,  na Clínica Dr. Tannure, que fica na Av. Ipiranga, n° 298.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS