Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Banda 1º de Setembro comemora 103 anos

Data: 24/09/2013

 

Um resgate histórico através da música. Essa é intenção do concerto que a Banda 1º de Setembro promove Nesta quarta, às 19h30, no Teatro Santa Cecília, em comemoração aos 103 anos da banda . Criada em setembro de 1930, por funcionários da Fábrica de Tecidos da Companhia Petropolitana, a banda possui, hoje, 35 integrantes e comemora o aniversário exaltando a solidariedade: como entrada para o concerto, a diretoria pede ao público a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado à Associação Oficina de Jesus, e um produto de limpeza, que será destinado à Escola de Música Santa Cecília.

“A banda é a maior representação da cultura no distrito de Cascatinha. Sempre que tocamos, dezenas de pessoas nos prestigiam e torcem pela nossa continuação no cenário musical petropolitano”, disse Lester Carneiro, diretor social e apresentador da banda.

Além de fomentar a música entre os mais velhos, a banda oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais. “Nós oferecemos esse serviço social gratuitamente com a intenção de não deixar a cultura musical morrer. Inclusive, temos a vontade de percorrer as escolas municipais e estaduais e divulgar essa iniciativa porque os jovens devem ingressar na banda para que a tradição não caia no esquecimento”, contou Lester. Ainda segundo o diretor social , uma das lutas do grupo diz respeito aos equipamentos. “Temos instrumentos musicais com mais de cem anos. Já buscamos ajuda para adquirir novos nas esferas estadual e até federal e, até agora, infelizmente, não conseguimos nenhum tipo de doação. A escola está aberta para receber pessoas que que i ram ingressar na banda e também pode receber a doação de equipamentos”, afirma.

A Banda 1º de setembro tem como regente, atualmente, Balthazar Ferreira Caboclo, e se apresenta em todos os 3º domingos de cada mês na Praça Dom Pedro, sempre às 10h30.

“Muitas pessoas nos prestigiam e dançam ao som da nossa música. Infelizmente, não estamos participando de tantos encontros como gostaríamos, mas, sonhamos com um futuro melhor. A luta é grande, mas nunca vamos desistir”, disse Lester.

A banda já participou de várias festividades em cidades do estado e dos encontros estaduais de bandas de música civis, promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado e, entre os prêmios conquistados, destacam-se: em 1976, o campeonato no 1º Encontro Estadual de Bandas em Nova Friburgo, o 2º lugar no mesmo encontro ocorrido em Volta Redonda, em 1981, o segundo lugar no concurso que ocorreu em 1996, em Três Rios, e o prêmio no encontro Estadual em Teresópolis no ano de 2000.

No ano do seu centenário, 2010, a banda gravou um CD em um concerto também realizado no Teatro Santa Cecília e, por conta dessa apresentação, a 1º de setembro foi vencedora do Prêmio Maestro Guerra Peixe, na categoria especial.

As pessoas que prestigiarem o evento de aniversário poderão contribuir para a Associação Oficina de Jesus, entidade assistencial fundada pelo padre Quinha. “Em todos os nossos aniversário não cobramos ingressos, apenas pedimos a colaboração com alimentos para ajudar um entidade petropolitana. Já ajudamos todos os tipos de instituições e todos os anos selecionamos uma diferente.

O produto de limpeza sempre é doado para a Escola de Música e, com isso, garantimos ajuda durante todo o ano para eles. Espero que todos os petropolitanos nos prestigiem. A música enobrece a alma das pessoas. Quem não gosta de música, não gosta de nada”.

Quem quiser fazer fazer parte da banda, pode procurar a diretoria do clube, que fica na Rua Hyvio Naliato, 505, Cascatinha . O telefone de contato é o (24) 2243-0602 . A apresentação está marcada para ocorrer às 19h30 da próxima quarta-feira, 25 de setembro. O Teatro Santa Cecília fica na Rua Marechal Deodoro, 192.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS