Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Área usada para despejo de entulho em Itaipava ainda não foi recuperada

Data: 24/09/2013

 Mais de dois anos depois, o terreno que fica às margens do km 59 da BR-040 e que recebeu mais de 300 mil metros cúbicos de detritos retirados das áreas atingidas pelas chuvas de fevereiro de 2011, ainda não foi recuperado.

O local já está completamente tomado pelo mato e não teve até hoje qualquer remoção do material que foi depositado na área, provisoriamente, e chegou a ser terraplanado.

Segundo a prefeitura, há dois meses o município entrou em acordo com a proprietária do terreno em uma audiência conciliatória. Pelo acordo, a prefeitura começa hoje a recuperação das margens do local. Ainda de acordo com o órgão, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável começará a fazer o plantio de mudas para a recuperação ambiental do terreno no dia 15 de outubro.

A polêmica ocupação do terreno pelo município começou quando entrou em vigor o decreto que instituiu o estado de calamidade, em Petrópolis. O local virou depósito de detritos, retirados dos locais atingidos pela chuva. No local, foram depositados 380 mil metros cúbicos de detritos, que foram transportados em 17.800 viagens de caminhão. Na época, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a montanha com mais de três metros de altura de entulhos ficaria no local de forma provisória, mas nada foi retirado.

Hoje o mato já toma conta de todo o espaço. O assunto chegou a ser acompanhado também pelo Ministério Público Federal (MPF), que investigava possíveis danos ambientais em Área de Preservação Permanente (APP). Prefeitura e Inea afirmaram que análises técnicas comprovam que o solo não foi contaminado pelos detritos. Sem contaminação, a previsão é de que o material não seja mais retirado do terreno, que deverá ser reflorestado. O Inea esclareceu que a Prefeitura de Petrópolis apresentou a análise do solo do local, realizada pelo laboratório do Senai, na qual ficou demonstrado que não houve contaminação.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS