Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Construções antigas

Data: 27/02/2013

 A raiz histórica e o clima chuvoso são duas fortes características da cidade imperial, o que leva a uma grande quantidade de marquises no Centro Histórico – para a proteção das chuvas –, que preocupam pela idade das construções.

A manutenção é de obrigação dos proprietários e a fiscalização fica a cargo da Secretaria de Fazenda, mas alguns prédios são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, necessitando de laudo e autorização do órgão para realizar intervenções. É o caso da sacada do segundo andar de um magazine na Rua do Imperador, que apresenta problemas na estrutura e aguarda a conclusão do Inepac para fazer os reparos necessários e garantir a segurança de quem transita pela calçada.

O tema segurança, inclusive no que diz respeito às marquises, foi abordado na reunião da Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos, Apea Petrópolis, realizada na noite de ontem. Segundo o presidente da Apea, Luiz Amaral, a idade das construções de Petrópolis – algumas são centenárias – é, por si só, um fator preocupante, que vem sendo agravado pela irresponsabilidade de alguns proprietários e comerciantes do Centro. “70%, em média, das calçadas da Rua do Imperador são protegidas por marquises, em alguns casos toldos. Em boa parte delas foram instalados aparelhos de ar condicionado. O problema é que, além de ter que mexer na estrutura, o que só deveria ser feito com a aprovação de um técnico, a colocação do aparelho gera um peso para a estrutura que pode ser um risco aos pedestres”, alerta Amaral.

O trecho da calçada localizado abaixo da varanda da casa onde a loja de variedades funciona foi interditado com autorização da prefeitura, segundo o representante do estabelecimento. As faixas, entretanto, não eliminam totalmente os riscos, já que para entrar na loja é preciso passar por baixo da estrutura que apresenta sinais de desgaste.

Fonte: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS