Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Museu Imperial

Data: 13/09/2012

 O Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (Projeto DAMI) entra em uma fase a partir deste mês. Nesta erapa, serão digitalizadas as coleções Museu Histórico de Petrópolis e José Kopke Fróes, que, somadas, contabilizam 3.612 itens de natureza arquivística, bibliográfica e museológica.

A partir de agora, o projeto conta com recursos recebidos através de assinatura de um termo com o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), órgão colegiado, no âmbito da estrutura organizacional do Ministério da Justiça.

A importância do projeto foi reconhecida recentemente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que a destacou no seu boletim eletrônico (http://archives.icom.museum/e-newsletter/27_august2012_en.html), enviado a museus e associados de todo o mundo. "Projetos como esse têm com objetivo promover maior acessibilidade ao acervo relacionado ao Brasil na monarquia dos Bragança, ressaltando o nascimento da cidade e o ambiente do Palácio durante o período imperial", diz o texto.

Além da digitalização e disponibilização das imagens em um banco de dados online (www.museuimperial.gov.br/dami), os itens recebem um tratamento técnico de catalogação e organização, que permite fornecer ao público as informações relativas a cada peça. O objetivo é disponibilizar todo o acervo do Museu Imperial, incluindo objetos, móveis, obras de arte, livros, periódicos, documentos, fotografias e outros. Em aproximadamente dez anos, serão digitalizados todos os cerca de 300 mil itens do acervo, o que deve gerar o número estimado de 8 milhões de imagens.

 

 

 

 

FONTE: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS