Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Fórum Nacional de Museus

Data: 13/09/2012

 

 

A diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus representou o presidente do Ibran, José do Nascimento Jr., no evento, ontem./Foto: Marco Oddone.

Em novembro, Petrópolis será a capital dos museus, pois acontecerá entre os dias 19 a 23, no Palácio Quitandinha, o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), evento que reúne a comunidade museológica de todo o país para debater temas relacionados à área. O anúncio foi feito na tarde de ontem, durante evento no Museu Imperial, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil ligados ao turismo e cultura e também empresários do setor de turismo, como o Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

 

O anúncio foi feito pela diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/ MinC), Eneida Braga, ao lado da superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Mariana Várzea, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Gilson Domingos, e o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.

O presidente do Conselho de Cultura, Rogerio Elmor, disse que a iniciativa é importante para a cidade, pois reunirá pessoas que vão divulgar Petrópolis. “Quando saio da cidade, encontro pessoas que perguntam se Petrópolis está recuperada da tragédia, pois acreditam ainda que a chuva de janeiro de 2011 atingiu todo o município”, comentou o presidente ele, lembrando que 99% da cidade nada sofreu. “O Fórum dos Museus vai reforçar o nome de Petrópolis como cidade turística nacionalmente e também de cidade acolhedora. Não tenho dúvida de que será importante para nós”.

A mesma opinião tem o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Bruno Wanderley, que agradeceu a escolha da cidade para ser sede do Fórum Nacional de Museus. Ele disse que o público que participará do Fórum é o que todos desejam, pois vai divulgar a cidade, o que, segundo Bruno, é importante para fortalecer o turismo petropolitano. Petrópolis concorreu para sediar o Fórum Nacional de Museus com a cidade do Rio e Parati e foi escolhida por ter aqui dois museus ligado ao Ministério da Cultura – Museu Imperial e o Palácio Rio Negro.

Eneida Braga e o professor Mauricio Vicente destacaram ainda o potencial da cidade, que conta ainda com o Museu Stefan Zweig, a Casa Claudio de Souza e outras unidades que atraem o turismo. “O Fórum Nacional de Museus é o maior evento da área museológica no país, e desde sua primeira edição, realizada em Salvador, em 2004, vem crescendo. Na última edição, recebemos dois mil participantes, e a expectativa para este ano é de aumentar esse número”, afirmou Eneida Braga. Ela ressaltou ainda as razões para a escolha de Petrópolis como local para a realização do 5ºFNM. “Nós já havíamos decidido realizar o Fórum no Estado do Rio de Janeiro, uma vez que a sua capital irá receber a Conferência do Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 2013. Na escolha da cidade, pesou o fato de o Ibram possuir duas unidades em Petrópolis: este maravilhoso Museu Imperial em que nos encontramos, o mais visitado entre os museus do instituto, e o Palácio Rio Negro. Somou-se a isso o convite que recebemos do Sesc para realizar o evento em sua unidade no Quitandinha”, explicou.

Além do 5º FNM, foi apresentada a 6ª Primavera dos Museus, evento anual que envolve museus de todo o país. Neste ano, o tema será A função social dos museus e há 803 museus inscritos, com mais de 2.400 eventos em 364 municípios.

 

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS