Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Fazenda Inglesa. Empreendimento que ajudou a construir Petrópolis

Data: 27/03/2012

    Construído no século XIX sobre terras da sesmaria cedida pelo Império ao português Dom Antônio Castelo Branco, o Conde de Pombeiro e Príncipe da Beira, o casarão que originou a localidade ainda está em pé, no final da Estrada da Fazenda Inglesa, número 5.460. Só que, em completo abandono e visivelmente deteriorado.

   Ele foi planejado pelo próprio Conde, que era pessoa de gosto muito requintado e que deu início a torre na parte inicial, para depois concluir o prolongamento, originando os salões. A imensa varanda é revestida em azulejos portugueses e, embora tudo esteja abandonado, ainda nota-se a beleza da arquitetura, que obedece ao estilo colonial português.

   A Fazenda Inglesa teve grande participação na construção de Petrópolis. Fornecia madeira e carvão, que era feito em carvoarias da região cujo transporte era em tropas de burros pelos caminhos que ainda hoje existem. Tudo era através da derrubada de árvores da Mata Atlântica, até então sem os cuidados de preservação atuais.

   Hoje as terras da antiga fazenda são divididas em lotes e sítios, estes em grande número. A maior ocupação no entanto, fica no final da Estrada dos Eucaliptos onde dezenas de famílias habitam o lugar. Os moradores carecem de melhorias em vias que cortam a comunidade e o maior número de reivindicações é quanto a melhoria do transporte coletivo.

 

 

FONTE: Diário de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS