Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Empresários da cidade são atraídos para Baixada Fluminense

Data: 22/03/2012

  Com o objetivo de atrair novas empresas, aumentar o número de empregos e com isso movimentar a economia e o PIB da cidade, municípios como São João de Meriti e Queimados estão oferecendo desconto e isenção de impostos por até um ano para novos investidores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias do Vestuário e Lavanderia da Baixada Fluminense, Clóvis Linhares, a iniciativa das cidades da Baixada Fluminense vem atraindo empresas de vários municípios, inclusive Petrópolis. “O setor aqui está em progresso e por isso muitas confecções estão vindo pra cá. Temos acompanhado a situação da Rua Teresa, que se enfraqueceu justamente por conta da concorrência com o mercado daqui, até mesmo das feiras. A questão é que a Rua Teresa já não tem um preço tão competitivo no atacado e o varejo não é tão forte a ponto de segurar as vendas. Sem investimentos, a crise na Rua Teresa tende só a aumentar”, comentou.

A falta de incentivos por parte do poder público realmente é uma preocupação dos empresários da rua, mas o presidente do Sindicato do Vestuário de Petrópolis, Jorge Mussel, não acredita que o preço das mercadorias tem afetado a falta de movimento. “Eu ainda não tenho a confirmação de uma empresa de Petrópolis que tenha ido para a Baixada para se fixar. E não acredito que os preços da Rua Teresa estejam altos, o problema da rua não é o preço, é a falta de incentivos. Os empresários enfrentaram uma crise muito complicada depois da tragédia das chuvas, e com a nova coleção sendo lançada neste mês a tendência é de que o mercado volte a aquecer”, explicou.

O secretário de Governo, Charles Rossi, afirma que não há problemas que outros municípios ofereçam descontos ou isenção de impostos para atrair novas empresas, mas enfatiza que em Petrópolis a Lei de Incentivos Fiscais é muito competitiva e tem atraído novos investidores para a cidade. “Não podemos comparar Petrópolis, com um polo de moda tradicional e conhecido em todo o Brasil, com as indústrias da Baixada Fluminense. Realmente nós ficamos sabendo que esses municípios têm sondado os empresários, mas até então não há mal algum nisso. Nos estamos com boas vantagens para os novos empresários, como a isenção de até 15 anos na taxa de IPTU e além da redução de outras taxas. O que não se pode fazer é um marketing negativo da cidade e da Rua Teresa, que na minha opinião não passa por crise alguma”, analisou.
 

Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS