Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Prefeitura dá início à contagem de pacientes recuperados da COVID-19 no município

Data: 22/04/2020

 

Prefeitura dá início à contagem de pacientes recuperados da COVID-19 no município

Dados se baseiam em quantidade de pacientes que estiveram internados e em isolamento domiciliar 

Levantamento vem sendo cuidadosamente realizado pela Vigilância Epidemiológica 

 

Buscando atender às solicitações da população e tranquilizar moradores em relação à pandemia, a prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Saúde, dá início, nesta quarta-feira (22/04), à contabilização de pacientes que já apresentam melhora significativa em seus quadros de saúde. São pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença. 

“Buscamos realizar a contagem através de ligações realizadas para cada um destes pacientes. Podemos afirmar que muitos já não têm mais sintomas e conseguiram vencer a batalha contra o vírus. Outros, mesmo após alta hospitalar, ainda se encontram debilitados e em recuperação em casa. Estes não serão contabilizados como recuperados. A Vigilância Epidemiológica mantém ligações diárias a todos esses pacientes com o objetivo de filtrar cuidadosamente ao máximo as informações”, afirmou o médico infectologista, José Henrique Castrioto. 

Nas ligações, as equipes da epidemiologia buscam informações sobre a presença ou ausência de sintomas e captam um breve relato sobre o estado atual de saúde dos pacientes. 

“Alguns, mesmo após quase 20 dias com a doença, continuam se sentindo mal e com alguns sintomas, mesmo que fracos. Esses vão ser entrevistados novamente em uma semana para saber se já se encontram melhores. Muitas cidades vêm fazendo as contas de maneira subjetiva. Eles subtraem o número de pessoas internadas e óbitos do total de infectados. Não podemos agir desta forma pois estaríamos indo contra a transparência que pregamos diariamente. Precisamos ter a certeza de que as pessoas já se encontram realmente bem”, afirmou a Diretora do Núcleo de Epidemiologia, Elisabete Wildberger.


Saúde diz que 11 pacientes diagnosticados com Covid-19 já não apresentam mais sintomas

(Tribuna de Petrópolis)

Pouco mais de um mês depois da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Petrópolis, a Prefeitura divulgou, pela primeira vez, boletim incluindo a informação de pacientes recuperados da doença: até agora, segundo a Secretaria de Saúde, 11 pessoas das 101 com diagnóstico confirmado relataram não sentirem mais qualquer sintoma. Não significa, no entanto, que estão curadas, já que só seria possível falar em cura com a realização de novos exames.

O prefeito Bernardo Rossi frisou que os números preocupam. Além dos 101 casos confirmados há ainda 93 pacientes aguardando os resultados de exames. Há, neste momento, 54 pessoas internadas, incluindo pacientes com Covid e com suspeita da doença. Hoje, Petrópolis confirmou a oitava e a nona mortes em decorrência do coronavírus. "O que podemos fazer é pedir que as pessoas continuem em casa, em isolamento. Esta ainda é nossa única arma para combater o coronavírus", afirmou Rossi.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS