Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Assalto a ônibus fretado da Única/Fácil que chegava ao Rio

Data: 19/01/2017

 

Assalto a ônibus fretado da Única/Fácil que chegava ao Rio

Criminosos entraram armados, anunciando roubo e fugiram com pertences dos passageiros

Eric Andriolo - Tribuna de Petrópolis


Um ônibus fretado da empresa Única e Fácil foi assaltado por dois homens armados quando chegava próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio, vindo de Petrópolis. O coletivo é fretado pela empresa Travessia Turismo, e fazia a linha Petrópolis x Rio Comprido. Por volta das 7h10, uma dupla de bandidos, ambos armados com revólveres, entraram no ônibus quando ele parava para deixar saltar dois passageiros, na altura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Avenida Brasil.

Os bandidos aproveitaram a porta aberta e partiram para dentro do ônibus, anunciando o assalto. O perfil dos passageiros é de pessoas que fazem a viagem Petrópolis x Rio todos os dias para trabalhar na capital. Um dos criminosos apontou a arma para o motorista e ordenou que ele avançasse devagar.

As testemunhas que falaram ao Diário preferiram ficar anônimas. Uma mulher, que teve a carteira roubada, informou que o ônibus estava cheio, ocupado por 46 pessoas, mais o motorista. Ela também disse que não houve agressão física aos passageiros.

- Consegui ser fria, escondi o dinheiro e o celular e entreguei a carteira vazia com alguns cartões, contou.

De acordo com outra vítima, os criminosos levaram mochilas, carteiras, alianças, celulares e até um cordão de uma das ocupantes. Mas eles não chegaram a roubar todos os passageiros porque estavam nervosos.

- Eles chegaram a me abordar, mas depois cismaram com outro homem, que acharam que era policial, e não era. Ficaram algum tempo nisso, e como a ação demorou muito, eles foram embora com medo de serem pegos – disse a testemunha, um homem que preferiu não se identificar.

Segundo um boletim de ocorrência obtido pelo Diário e relatos de vítimas, os criminosos ficaram nervosos com o passageiro que julgavam ser policial. Ele sentava em uma das últimas poltronas. Os dois bandidos o interrogaram, e só pararam quando os outros passageiros gritaram “Não tem policial aqui, não”. O homem é funcionário de TI. Foi revistado e teve o celular roubado. Depois disso, um dos bandidos teria dito: “Ganhei o dia” e os dois foram embora.

"Desço há 17 anos nesse ônibus, e entre tantos outros passageiros, um senhor desce há 30. Nunca passamos por isso. Quando os ladrões entraram, a maioria dos passageiros foi pega de surpresa porque estavam dormindo", disse uma vítima ao Diário. "Sempre pegamos fretados por nos sentirmos mais seguros, mas vimos que estamos tão vulneráveis quanto qualquer outro, infelizmente."

BO foi feito pela internet

Depois do assalto, boa parte dos passageiros saltou na Avenida Rio Branco, onde algumas pessoas decidiram descer – a maioria composta por aqueles que não haviam sido roubados, ou perderam apenas itens de baixo valor. O ônibus levou os demais à delegacia da Presidente Vargas, que está em greve. Eles tentaram depois a 17ª DP (São Cristóvão), que também não está atendendo. Os registros acabaram sendo feitos pela internet.

Procurada, a empresa Travessia Turismo não quis se pronunciar. A Única e Fácil informou que está tomando medidas para aumentar a segurança e que trabalha com a Polícia no Rio, em Duque de Caxias e em Petrópolis, que já possuem as filmagens do crime. A Polícia Militar está fazendo vistorias aleatórias, requisitadas pela empresa.

- Praticamente todos os que assaltaram os ônibus nos últimos seis meses estão sendo presos. mas, é impossível bloquear todos os canais, por conta da criminalidade e a crise no Estado do Rio”, disse o gerente operacional da empresa, Luiz Vinhais.

Única desenvolve aplicativo de cadastro

A Única está criando um aplicativo de compra de passagens online, chamado "Move", que só permite que pessoas embarquem no meio do caminho se forem cadastradas. A empresa iria então autorizar o motorista a parar nos pontos onde há passageiros à espera.

A medida combateria o tipo mais comum de assalto na BR-040, que ocorre quando os criminosos compram passagem e embarcam no meio do caminho, em linhas como Duque de Caxias x Petrópolis e Nova Iguaçu x Petrópolis, onde os ônibus fazem percurso urbano. Não está claro como essa solução se aplicaria no caso de embarques nas rodoviárias ou assaltos a ônibus fretados.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS