Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Defesa Civil e coordenadores de Núcleos Comunitários debatem programas de prevenção

Data: 25/09/2014

Defesa Civil e coordenadores de Núcleos Comunitários debatem programas de prevenção 

 

Diário de Petrópolis, Quinta-feira, 25 de setembro de 2014

 

 

Cerca de 20 coordenadores de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) participaram, no último sábado (20), de encontro promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil e pela ONG internacional Care. Pela manhã, foi debatida a proposta de poder público e população criarem, em parceria, Planos de Emergência Comunitários nos bairros onde há áreas de risco. Pela tarde, o neozelandês Paul Cull, pastor missionário que atua em áreas de risco, palestrou sobre primeiros socorros.

 

O encontro, realizado na sede da Defesa Civil, no Centro, teve como objetivo discutir os próximos passos dos Nudecs em Petrópolis e capacitar ainda mais os coordenadores dos núcleos. Desde janeiro de 2013, a Prefeitura capacitou mais de 500 voluntários, criando Nudecs em 54 comunidades. Os núcleos funcionam como um elo entre a Defesa Civil e as comunidades nas ações de prevenção de desastres das chuvas.

 

- Precisamos dos voluntários da Defesa Civil para deixar Petrópolis mais segura no verão. O prefeito Rubens Bomtempo vem apostando nos Nudecs para que haja uma integração cada vez maior entre poder público e população na prevenção de desastres das chuvas. - disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

 

Capacitação contínua

 

Como explicou o diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves, a capacitação dos voluntários dos Nudecs é contínua.

 

 

- O encontro de sábado foi muito positivo, porque os integrantes dos Nudecs falaram sobre suas comunidades, aumentando a integração entre Defesa Civil e os moradores. Eles também aprenderam mais sobre primeiros socorros com o palestrante Paul Cull, trazido pela ONG Care. Além disso, conversamos sobre a nossa proposta de criarmos os Planos de Emergência Comunitários. Esse é um projeto de longo prazo, que será realizado pela parceria entre Defesa Civil, Nudecs e a ONG internacional Care. Os planos, feitos pelos próprios moradores, definirão o que deve ser feito em cada comunidade em caso de fortes chuvas - disse Gileno.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS