Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado ontem estima que Petrópolis ainda não alcançou 300 mil habitantes. Segundo os dados, 298.017 pessoas vivem em Petrópolis atualmente. Segundo o Censo realizado em 2010, Petrópolis tinha 295.917 pessoas. Ou seja, em quatro anos, houve um aumento populacional de 2.100 habitantes. Os dados estão no Diário Oficial da União e a data de referência usada é 1º de julho de 2014.
A população nacional, segundo o IBGE, é de 202.768.562 habitantes. Comparado com a estimativa de julho de 2013, houve um aumento populacional de 0,86%.
Já o Estado mais populoso continua sendo São Paulo, com mais de 44 milhões de residentes. Enquanto Minas Gerais tem 20,7 milhões e o Rio de Janeiro 16,46 milhões. O estado menos populoso é o Amapá, que tem 750.912 pessoas.
De acordo com o IBGE, as estimativas populacionais municipais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos, nos períodos intercensitários, além de ser um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
O IBGE identificou ainda que as maiores taxas geométricas de crescimento da população verificadas entre 2013 e 2014 estão nos municípios de médio porte, que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes em 2014. Segundo o Instituto, esses municípios são importantes centros regionais em seus estados ou integrantes das principais regiões metropolitanas do país e se configuram como áreas de atratividade migratória.
Por outro lado, o crescimento nos maiores municípios é menos acentuado, sendo menor que a média nacional. Para o IBGE, a tendência é influenciada pelo ritmo lento de crescimento de algumas das principais capitais do país e núcleos metropolitanos, como no caso do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Recife e São Paulo. As taxas de crescimento dessas capitais se encontram abaixo da média nacional.