Plano Diretor já pode ser votado
Data: 12/02/2014
Plano Diretor já pode ser votado
Rômulo Barroso (Diário de Petrópolis, 12/02/2014)
O Plano Diretor já está apto para entrar em votação, pelo que informou ontem a Comissão de Revisão do PD. As propostas de emendas ao Plano já foram todas estudadas e formalizadas. Ao todo, foram 102 propostas – 41 delas de vereadores e 61 de entidade da sociedade civil e de cidadãos.
Quatro vereadores apresentaram ideias para serem unidas ao Plano ao Diretor: Anderson Juliano (09), Gilda Beatriz (03), Maurinho Branco (04) e Silmar Fortes (25).
Outras duas pessoas também quiseram participar com propostas. Eles integraram o Conselho Municipal de Revisão do PD: Jochen Siegfried Klemperer, representante regional da Firjan (que no Conselho foi o representante das Entidades de Classe dos Empresários) fez um proposta; e Carlos Eduardo Cunha, do Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (que esteve no papel de ONGs que atuam em defesa da Cidadania e do Meio Ambiente) apresentou 15 emendas.
Por fim, cinco entidades também contribuíram para a elaboração do Plano. O outro titular de ONGs que defendem a Cidadania e o Meio Ambiente, o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), também propôs uma emenda. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fez 16 propostas; Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) – 10; Secretaria de Esporte e Lazer – 03; Sindicato Rural de Petrópolis – 15.
Duas das emendas apresentadas são voltadas àd políticas setoriais: elas criam a Política de Defesa da Pessoa Idosa e a Política de Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Elas foram pensadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e pelo Sindicato Rural de Petrópolis, respectivamente.