Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Vazamento de esgoto na Praça D. Pedro

Data: 21/11/2013

 

O Centro Histórico, uma das principais paisagens turísticas de Petrópolis, sofre também com o esgoto a céu aberto em uma das praças mais movimentadas da cidade. Ontem pela manhã, leitores da Tribuna flagraram o descarte ilegal do material na Praça Dom Pedro e chamaram fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para denunciar o caso. O problema vinha do rompimento em um cano, que acabou ficando horas vazando o esgoto para dentro do rio, até que o caso fosse denunciado. 

“É um sistema incompleto, que pode ser visto e confirmado com essa série de vazamentos que acontecem por toda a cidade. Quando chove, a situação piora, porque não há escoamento e a água da superfície carrega impurezas para dentro do rio, misturando com o esgoto que também vai sendo lançado”, disse o sanitarista Mario Bandarra.

O problema pode ser visto também na saída do Rio Palatinato, onde há sujeira e água turva. Caso o esgoto estivesse sendo limpo, a água sairia também limpa. Os moradores chegaram a acionar também o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na sede de Petrópolis, para fiscalizar o problema do vazamento, que acaba poluindo o meio ambiente. Uma equipe esteve no local e, após vistoriar, tirou também fotografias.

Segundo o Inea, os fiscais da Superintendência Regional do Piabanha, diante da constatação do vazamento, vão notificar a concessionária Águas do Imperador a apresentar medida compensatória e um plano emergencial para casos semelhantes. A empresa também será autuada conforme a legislação ambiental.

Segundo a Águas do Imperador, o problema ocorreu devido à falha na automação da elevatória de esgotos do Centro Histórico, devido à queima de um sensor, mas o problema já solucionado. Já a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) disse, por meio de nota, que  tem por atribuição contratual a fiscalização da concessionária e uma equipe será enviada até o local para averiguar a situação. 

 

Outros casos

No último mês, o problema foi denunciado no bairro Itamarati, onde uma manilha de aproximadamente dois metros de diâmetro estava vazando esgoto a céu aberto, na rua Doutor João Barcelos. A peça também faz parte de uma tubulação da Águas do Imperador, concessionária responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade, que atravessa o bairro e que, segundo os moradores, há anos gera problemas no local. Ainda de acordo com moradores, inclusive já corre na Justiça uma ação contra a concessionária. Na ocasião, a empresa respondeu por meio de nota que mandaria uma equipe ao local.

Em agosto deste ano, o problema foi no Vicenzo Rivetti, quando 108 casas do complexo habitacional ficaram três dias com o esgoto a céu aberto na região. Na época, moradores afirmaram que o problema do transbordamento das caixas de esgoto é frequente. O mau cheiro é sentido à distância e a comunidade utiliza creolina para tentar minimizar o odor e os riscos de contaminação.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS