Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Apenas um hotel pediu classificação para receber turistas nas Olimpíadas

Data: 12/11/2013

 

Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas se aproximando, hotéis de todo o Brasil se preparam para receber os turistas. Por isso em 2012, foi criado o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, SBClass, que é de adesão voluntária do empreendimento. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Turismo, Inmetro, Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Civil. A medida autoriza o uso de estrelas para classificar os sete tipos de empreendimentos, além de auxiliar os visitantes do país e estrangeiros na escolha do local que desejam ficar.

Petrópolis pode ter um representante para o recebimento das estrelas. O município conta com 102 hotéis e pousadas cadastradas. Até agora apenas o Grande Hotel deu entrada no pedido de classificação. “Nós demos início na classificação para Hotel Histórico, quatro estrelas. No mês passado um fiscal do Inmetro veio aqui para avaliar o estabelecimento. Nós temos que ter 100% dos requisitos mandatórios, ou seja, de cumprimento obrigatório, e 30% dos requisitos eletivos, que são de livre escolha, para cada conjunto de requisitos.”, contou a gerente do hotel Marta Cerqueira.

Para conseguir se classificar na categoria, o hotel precisa ter a edificação preservada em sua forma original, restaurada, ou ter sido palco de fatos histórico-culturais, podendo ter reconhecimento formal por parte do estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos. “O resultado da avaliação ainda não saiu, mas estamos otimistas. Na ocasião o representante do Inmetro tirou fotos dos aposentos, mediu os quartos... Eles são minuciosos! Mas estamos muito felizes, afinal podemos ser o primeiro hotel da região serrana a receber as estrelas.”, ressaltou Marta.

Para participar do processo de classificação existem alguns pré-requisitos básicos, entre eles estão o preenchimento do formulário eletrônico no site do Cadastur, e encaminhar uma série de documentos do local, ao Órgão Oficial de Turismo da Unidade da Federação onde estiver localizado o Meio de Hospedagem. “Depois de todo esse processo, o Órgão Oficial de Turismo analisa dentro de um prazo de 10 dias, a solicitação e verifica a conformidade da documentação enviada.”, explicou a assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Poucas informações

Procurados, representantes do Convention & Visitors Bureau, do Conselho Municipal de Turismo, e da Fundação de Cultura e Turismo, não souberam informar detalhes sobre a classificação de estrelas, e nem se outros estabelecimentos da cidade se inscreveram no sistema. O formulário eletrônico de solicitação da classificação, pode ser obtido no site do Cadastur: www.cadastur.turismo.gov.br.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS