Expectativa de quase 75% de ocupação na rede hoteleira nos feriadões de novembro
Data: 12/11/2013
Os turistas que vem para a cidade aproveitar o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, não devem prolongar a estadia até o feriado do dia 20, que celebra o Dia da Consciência Negra. Apesar, de não emendar, a expectativa para a rede hoteleira dos dias 15 a 17 está otimista.
Segundo dados da Fundação de Cultura e Turismo, a média para ocupação hoteleira nos dias 15, 16 e 17 é de 74,35%. A maior parte dos turistas, 89,96%, deve ficar concentrada no primeiro distrito. Nos demais, a previsão é de 58.75%. A Fundação confirmou que os visitantes não devem estender a estadia até o dia 20. De acordo com a diretora de turismo, Evany Noel este número deve ser ainda maior. “Sempre têm turistas que reservam em cima da hora. Em todos os feriados temos notado que o registro da ocupação real é maior que a previsão que fazemos”, disse.
O gerente da Pousada 14 Bis, Maurício de Souza confirmou esta informação. De acordo com ele, a pousada já está com 80% dos leitos ocupados e a maioria dos hóspedes optou por pacotes com 3 diárias. “Alguns chegam no dia 14 e ficam até o dia 17 e outros vem no dia 15 e vão embora no dia 18”, contou. Segundo Maurício, a expectativa é chegar aos 100% de ocupação até quinta-feira.
Já o supervisor do Hotel Casa do Sol, que fica no Quitandinha, já está com todos os quartos ocupados dos dias 15 a 17. “Este é o último feriado prolongado do ano e, estamos com 100% de ocupação”, disse ele, ressaltando que irá receber turistas de Minas Gerais e São Paulo. Sobre o feriado do dia 20, Maurício afirmou que até agora a ocupação é de 70% com público voltado para a área de negócios e não de turismo. “Quando o feriado cai na quarta é muito complicado, porque para quem trabalha não vale a pena viajar e ficar um dia apenas”, destacou.
Segundo Evany, os visitantes que resolvem visitar a cidade de última hora, geralmente são moradores de municípios próximos, como a região metropolitana do Rio de Janeiro. “Temos percebido um aumento da procura de moradores de Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e, também de Juiz de Fora, em Minas Gerais”, finalizou.