Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana será encerrado no Quitandinha
Data: 07/11/2013
Depois de passar por sete estados brasileiros, o ciclo de seminários de Política Urbana Q+ 50, comemorativo dos 50 anos do Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, será encerrado nesta sexta e sábado (8 e 9), no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, mesmo palco do histórico evento de 1963.
O encontro, que terá a presença de alguns dos melhores arquitetos e urbanistas do país, apresentará uma síntese das discussões realizadas nos seminários Q+50 ao longo de 2013. Eles debaterão a agenda das cidades e metrópoles brasileiras no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.
O documento, que está em elaboração, reafirma o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a democracia, o desenvolvimento, a cultura e o bem-estar do povo brasileiro. As questões são apresentadas a partir de cinco grandes pontos de vista: ambiental, mobilidade urbana, inclusão social, espaço urbano e gestão de cidades.
Entre as propostas estão a criação do Programa de Universalização do Crédito Imobiliário; a existência de Planos Urbanos e Metropolitanos de Mobilidade como condição para o investimento público na área; a elaboração de um compromisso nacional pela universalização dos serviços públicos; a manutenção de quadros técnicos estáveis nas cidades, que permitam a continuidade de projetos; e a obrigatoriedade de licitar obras públicas somente a partir de projetos completos.
Por enquanto, o evento de encerramento dos Seminários Q+50 tem apenas o local e as datas confirmadas. Em breve, o Instituto divulgará a programação completa em seu site e como os interessados poderão se inscrever.