Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Serra Velha da Estrela problemas continuam

Data: 07/11/2013

 

Falta acostamento, sem iluminação pública e principalmente a ausência de sinalização. Esse é o estado em que se encontra atualmente a Estrada da Serra Velha da Estrela (RJ-107), que liga Petrópolis (Região Serrana) a Magé, na Baixada Fluminense. Acidentes na importante via são comuns. Mas nem tudo são problemas. Na Igreja de São Sebastião, que fica no Meio da Serra, está sendo filmado parte da vida de Edson Arantes do Nascimento (Rei Pelé).

Desde o Alto da Serra até a estação de trem em Raiz da Serra o que se vê são mato alto, curvas fechadas e falta de um espaço para que pedestres possam caminhar. As poucas placas de sinalização que existem estão cobertas por vegetação.

Em dias de chuva como ontem e à noite a situação na estrada se torna crítica e os motoristas precisam ter muita habilidade para trafegarem pelo local. Mas mesmo com muita atenção ao dirigir na via acidentes acontecem.

Por volta das 10h desta quarta-feira dois veículos, sendo um deles de luxo, bateram próximo ao número 3.360. Apesar do estrago em um dos veículos, que ficou com a frente completamente destruída, a motorista não se feriu. Um representante da família da jovem disse que ela está bem e só estava assustada com a colisão.

Homens do trânsito da Guarda Civil estiveram no local e controlaram o fluxo de veículos, já que o acidente ocorreu próximo à uma curva fechada.

A RJ-107 é uma rodovia do estado do Rio de Janeiro. Com 25 quilômetros de extensão, liga a BR-116, altura de Imbariê, terceiro distrito de Duque de Caxias ao município de Petrópolis.

É dividida em três trechos. O primeiro, conhecido como Avenida Coronel Sisson que passa além de Imbariê, pelos bairros de Santa Lúcia e Parada Angélica. O segundo chamado de Avenida Automóvel Clube passando pelo bairros de Fragoso e Piabetá, até o distrito de Vila Inhomirim, onde no terceiro trecho se chama Estrada Velha da Estrela, sendo nesse trecho com serra acima em paralelepípedo, com muitas curvas, sinalização deficiente e pouca manutenção até o bairro Alto da Serra.

Estes são fatores que provocam constantes acidentes de carros, sejam por batidas entre automóveis ou por quebras provocados por buracos ao longo desta esquecida estrada, e que a torna muito perigosa.

A via corta a Mata Atlântica e por toda a sua extensão, pode ser encontrado contrastes entre os belos pontos naturais, muita mata, antigas e humildes vilas e barracos. É conhecida popularmente como Estrada Velha, já que antes da inauguração da BR-040 este era o principal acesso para a cidade da Região Serrana Fluminense.

É uma das estradas mais antigas do Brasil. Por estar entre as cidades de Petrópolis e Magé e por não ser a principal via de acesso à estas cidades, a responsabilidade de conservação desta estrada é deixada de lado, mostrando toda a omissão e falta de respeito de prefeituras com todos os moradores e usuários desta via

A partir da localidade de Raiz da Serra, em Magé, a estrada passa a ser de paralelepípedos, com falta de manutenção e sinalização, e muito sinuosa. A estrada é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

Até o fechamento desta edição, o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) nem a prefeitura responderam as reivindicações dos moradores.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS