Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Entulho: mau cheiro e mau aspecto

Data: 08/10/2013

 

Moradores da cidade estão reivindicando a volta do disque-entulho. O projeto recolhia entulho, lixo verde e bens inutilizáveis como eletrodomésticos e móveis velhos. Com a troca de governo, ele foi extinto. Agora, é comum encontrar os resíduos próximos as lixeiras, nas portas das casas, nas calçadas e depositados em terrenos baldios.

Ontem, um morador de Corrêas reclamou do acúmulo de lixo espalhado na beira da Estrada do Canavial, no entorno de uma lixeira. Glauco Cezar Carvalho contou que estava caminhando e percebeu, além do visual desagradável, o odor do entulho. “Estava tudo ao lado da caçamba e não dentro dela. Pelo jeito, faz tempo que o lixo não é recolhido ali. Uma vergonha para a Cidade Imperial”, lamentou.

Na semana passada, a equipe da Tribuna flagrou entulho de obra depositado na Estrada da Independência, no Quarteirão Italiano, em uma área de preservação ambiental. Segundo moradores do local, uma construtora que está fazendo obras nas redondezas estaria depositando o lixo na área.

Quando existia o disque-entulho, qualquer pessoa podia ligar e pedir para que os resíduos fossem retirados. Assim, funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis tinham o prazo de até 48 horas para recolher o entulho nas casas. O material era ensacado em embalagens de ração ou batatas e tinha o limite máximo de 20 unidades por vez.

Além disso, o projeto fiscalizava o depósito irregular em caçambas de lixo domiciliar, leitos dos rios, encostas e calçadas. Entre os critérios para solicitação de retirada do entulho constava o prazo mínimo de 30 dias para a coleta em um mesmo endereço e, enquanto isso, o material deveria ficar guardado dentro da própria residência. Na época, eram disponibilizados dois carros e três motos para patrulhar a cidade, fiscalizando e punindo, com multas previstas em lei, aos que fizessem o depósito em locais irregulares.

A Comdep informa que está sendo preparado, na Secretaria de Planejamento, um projeto para restabelecer o serviço disque-entulho. Por enquanto, o serviço de retirada de entulhos está sendo realizado por empresas particulares. A Secretaria de Fazenda, informa que a multa para a infração pode variar de R$ 200 a R$ 800. Mesmo sem o disque-entulho, quem for flagrado depositando entulho na rua pode pagar esta multa.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS