Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Petrópolis pode ter lei que proíbe armas de brinquedo

Data: 03/10/2013

 No último mês, o governo do Distrito Federal proibiu a fabricação e venda de armas de brinquedo no estado. A notícia foi levada a outras localidades do país e bem vista por autoridades de vários setores. Em Petrópolis, políticos, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, estão a favor da lei e pensam em maneiras de trazer algo do mesmo nível para o município.

No Centro Histórico, as lojas de artigos infantis não apresentam este tipo de produto, que mesmo assim aparece para a população como um fator de incentivo para que crianças e jovens estimulem o interesse pela marginalidade. Às vésperas do Dia das Crianças, os políticos acreditam que o incentivo a outras atividades deve vir das indústrias de brinquedos.

Para Jorginho Banerj (PSB), esta lei tem tudo  a ver com o atual momento do país. O político já se movimenta para trazer algo parecido para a cidade.

- Além de incentivar diretamente as crianças à violência, quantos crimes não são contabilizados por conta do uso deste tipo de material?As indústrias de brinquedos terão que se adequar a esta medida. O Dia das Crianças está chegando e todos os políticos e pessoas que fazem brincadeiras e dão presentes a elas, além dos pais, devem presentear com outros tipos de produtos, como por exemplo, quebra-cabeças e até mesmo artigos que incentivem uma vida saudável e a prática esportiva – afirmou.

Além de Jorginho, o vereador Silmar Fortes (PMDB) deu sua opinião e acredita que esta questão vai além da proibição.

- Realmente cria-se uma cultura de incentivo com este tipo de presente a uma criança. Apesar disso, acredito que é apenas o início de uma discussão. Muitos outros fatores também têm que ser revistos, como a indústria dos videogames, em que jogos também podem ter influência direta na formação de uma criança – disse.

 

PM e outras autoridades a favor da Lei

 

A Lei sancionada em Brasília também foi aprovada por outros setores. A Polícia Militar é um deles e lida diretamente com a criminalidade. De acordo com o tenente-coronel Rubens de Castro Peixoto, a proibição deste tipo de “brinquedo” é muito importante para o combate e o não incentivo à criminalidade.

- Este tipo de brinquedo tem influência direta para a marginalização dos jovens. Sou pai de uma criança de 3 anos e penso nestas questões.Acredito que um outro tipo de artigo pode ser direcionado às crianças, assim como de atividades educativas ou que incentivem uma prática esportiva – garantiu.

Trabalhando diretamente com crianças e jovens, o Conselheiro Tutelar Rodrigo Lopes também garante que esta Lei é importante na formação de jovens.

- A indústria não pensa na formação. Nos anos 90, muitas propagandas foram proibidas de serem veiculadas, pois levavam jovens a situações de violência. A criança e os adolescentes sofrem algumas influências. Quando se extingue o contato, evita a experiência. Sou a favor da lei e acho que ela pode ser abertura para outras questões – garantiu.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS