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  Firjan: Brasil está atrasado em internet

Data: 01/10/2013

 

O Brasil está muito atrasado em cobertura e qualidade da banda larga para o mercado corporativo, aponta pesquisa divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em encontro que contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e que foi acompanhada também por uma comitiva de empresários petropolitanos. Embora o preço médio para contratação de 1 megabyte por segundo (Mbps ) de velocidade seja atualmente R$ 48,55, contra R$ 70 , 85 em 2011 , a pesquisa da Firjan mostra que apenas uma minoria das empresas brasileiras tem acesso à internet de velocidade superior a 10Mbps. Para 2014, o mercado corporativo pretende que haja a universalização da cobertura de 1Mbps para micro e pequenas empresas. Segundo o estudo, as médias e grandes empresas não estão contempladas e o Brasi l não tem um plano para além desse horizonte. O gerente de Competitividade Industrial e Investimentos da Firjan, Cristiano Prado, mostrou que, ao contrário, a vizinha Argentina já prevê um plano mais arrojado para 2016, com a quase totalidade de suas empresas (80%) com acesso a 50Mbps. Nos Estados Unidos, o plano estabelece à universalização da cobertura de 100 Mbps para as empresas em 2020. Na Europa, as metas também são mais arrojadas, disse Prado. No caso da Finlândia, por exemplo, elas atingem 100 Mbps em 2015 e, na Alemanha, a previsão é 75% das empresas com acesso a 50Mbps em 2014. Entre os países parceiros do Brasil no Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Índia prevê a universalização da cobertura de 10Mbps para empresas nas grandes cidades em 2014 e a China o acesso a 20Mbps para 50% das empresas em 2015. No Japão, é projetada a universalização da cobertura de 1gigabyte (Gbps) para empresas em 2015, providência já adotada pela Coreia do Sul, no ano passado. Com 1Mbps por segundo, o Brasil mostra que tem a menor ambição em comparação aos demais países, assinala a pesquisa. “O que se pergunta, inquiriu Prado, é se nossa ambição é compatível com o espaço que o Br as i l gostaria de ter na competição mundial?” O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, presente à explanação do gerente da Firjan, disse que não existem metas de velocidade ou de atendimento da internet de banda larga para as empresas brasileiras. As metas definidas no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) se referem somente ao acesso domiciliar. Deixou claro, entretanto, que está aberto a dialogar com os empresários e examinar a questão. Cristiano Prado disse que no PNBL existem metas de inclusão. “De oferecer o serviço a micro e pequenas empresas, na velocidade que está sendo discutida no plano”. O mais importante, entretanto, destacou, é que ainda que o setor empresarial conseguisse obter 1 megabyte por segundo, ou qualquer velocidade similar a isso, “a gente estaria muito aquém do que está sendo oferecido internacionalmente”. O mundo, ressaltou, já está mostrando alguns caminhos. Ele observou que há a questão da dimensão geográfica, que dificulta o serviço no Brasil em relação às demais nações. “O Brasil não é um país pequeno. Mas o importante é ter metas que podem, por exemplo, começar com 50 megabytes nos grandes núcleos urbanos ou nos principais estados. Ir gradativamente construindo isso”. Prado disse que o recado é que isso precisa estar na pauta do dia. “O setor empresarial precisa estar dentro das prioridades no governo no que diz respeito à banda larga”. Segundo ele, esse é um fator de competitividade tão importante hoje como é a energia elétrica e o gás para as empresas. Significa que uma empresa com um acesso melhor à internet consegue fazer mais coisas, mais rápido e em menos tempo do que uma empresa aqui no Brasil”. Defendeu que haja uma regulamentação que incentive o setor privado, com apoio do setor público, para que essas velocidades sejam oferecidas, tanto que respeita à cobertura geográfica, como em termos de qualidade.

 




 

 

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