Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Alcides Carneiro terá projeto Rede Cegonha

Data: 01/10/2013

 O projeto de implantação do programa Rede Cegonha da Região Serrana foi aprovado durante reunião da Comissão Intergestora Regional -CIR – Serrana. O programa criado pelo governo federal vai proporcionar uma qualificação do HAC.

 

O projeto de implantação do programa Rede Cegonha da Região Serrana foi aprovado durante reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR – Serrana). O programa criado pelo governo federal vai proporcionar uma qualificação do Hospital Alcides Carneiro (HAC), promovendo o fortalecimento do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém-nascido e às crianças de até dois anos de idade. Com a implantação da Rede Cegonha serão habilitados no Hospital Alcides Carneiro 20 leitos de Unidade Intermediária e implantação de um Banco de Leite.

“Este é mais um projeto que vai qualificar o atendimento no Hospital Alcides Carneiro e faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas para reestruturar o maior hospital público da nossa cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Para o secretário de saúde, André Pombo a implantação do programa Rede Cegonha em Petrópolis fortalece o atendimento no HAC. “O projeto vem ao encontro das demandas de melhorias que o governo vem proporcionando dentro do Alcides Carneiro, fortalecendo e qualificando o setor materno infantil”, ressaltou o secretário de saúde, André Pombo.

Para a coordenadora de programas da Secretaria de Saúde, Adriana Jacques, que participou da elaboração do projeto, a implantação da Rede Cegonha em Petrópolis vai fortalecer o pré-natal, o parto humanizado e a saúde da criança. “São várias ações que podem fortalecer o atendimento da mulher dando atenção à saúde na gestação de alto risco”, frisou.

Outro ponto importante do programa é a criação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). A unidade é uma residência provisória de cuidado às gestantes, recém-nascidos e puérperas de risco. Além de favorecer o acolhimento para cuidado adequado às situações em que o usuário necessite de vigilância e proximidade dos serviços hospitalares de referência, a CGBP deve contribuir para a utilização racional dos leitos hospitalares, diminuindo os problemas de super-lotação, facilitando o acesso e consequentemente diminuindo a morbimortalidade materna e perinatal.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS