Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Prefeitura promete acesso sem fio à internet em diversos pontos da cidade

Data: 01/10/2013

 

Até o fim do outubro Petrópolis deverá contar com rede de internet sem fio em diversas ruas e praças do Centro Histórico. O anúncio foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, em audiência pública realizada na última semana, na Câmara dos Vereadores.

Os espaços contemplados serão a Praça dos Expedicionários, Praça da Liberdade, Praça da Águia, Praça Dom Pedro, Rua Dom Pedro, Teatro Municipal e Paço da Koeler (Prefeitura). Além destes, o Palácio de Cristal e o Parque Municipal de Itaipava também contarão com o serviço.

Em todo o Brasil, 795 prefeituras já oferecem algum tipo de cobertura sem fio e, destas, 141 cidades têm toda a área urbana coberta pela rede. Significa dizer que dos 5.570 municípios brasileiros, pouco mais de 14% possuem o serviço. A informação foi revelada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em julho, após a pesquisa Munic 2012.

Em Petrópolis, a instalação de 20 equipamentos de rádio deve começar no início de outubro e a previsão é que, até o fim do mesmo mês, o serviço já esteja ativo e os petropolitanos e turistas possam contar com a internet sem fio. O investimento, segundo o secretário, é de R$ 140 mil.

Janaína Barbosa é estudante de turismo e veio à Petrópolis para conhecer os pontos turísticos. Para ela, ter acesso à rede é fundamental. “Já visitei diversas cidades que contavam com wi-fi gratuito e achei muito bom. Eu sou estudante e uso o smartphone para tudo, mas nem sempre a minha operadora está disponível. Ter acesso livre a internet wi-fi auxilia muito no meu dia a dia”, declarou.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia “com o advento dos smartphones e tablets, o cidadão necessita naturalmente de acesso a internet para que possa usufruir dessas facilidades”, declarou, destacando que o acesso é importante principalmente para quem não possui plano de dados. 

O secretário informou, ainda, que estudos estão sendo realizados para disponibilizar banda e locais para que a internet sem feio possa ser expandida para outras localidades do Petrópolis. 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS