Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Audiência debate Plano Diretor

Data: 05/09/2013

 A Comissão Especial de Revisão e Estudos do Plano Diretor da Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (2), a primeira audiência pública sobre o projeto nos bairros. 

 

 

A Comissão Especial de Revisão e Estudos do Plano Diretor da Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (2), a primeira audiência pública sobre o projeto nos bairros. O encontro aconteceu na Universidade Estácio de Sá, no Bingen, e contou com a participação de moradores e estudantes da região. Eles puderam esclarecer pontos do plano, tirar dúvidas e questionar os vereadores. Nesta quinta-feira (5), haverá um novo encontro, na região do Quitandinha.

Na audiência desta segunda, estiveram presentes os vereadores Paulo Igor, presidente da Câmara; o presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor, Thiago Damaceno, o relator, Silmar Fortes; e Roni Medeiros, que também integra o grupo; além do diretor de Urbanismo da Prefeitura, Orlindo Pozzato. Para o presidente da comissão, o evento foi muito positivo. “A presença das pessoas em bom número, como aconteceu nessa audiência, é fundamental. O dado positivo é que as pessoas foram muito participativas, demonstraram interesse em debater a cidade”, afirmou Thiago Damaceno, destacando que um dos objetivos das reuniões é esclarecer e aguçar a curiosidade do público sobre os objetivos da lei.

 Orlindo Pozzato destacou que a Prefeitura está fazendo o levantamento do abairramento da cidade. “À medida que a cidade foi crescendo, foram criadas linhas de ônibus com os nome das ruas principais. De maneira incorreta, acabou-se dando nome a muitos lugares por conta disso. Estamos trabalhando em cima dos quarteirões definidos pelo plano Koëller, para buscar a tradição dos nomes e mapear os bairros por essas vertentes. Não é simples, mas temos que desenvolver isso”, afirmou.

Além do planejamento urbano, foram debatidos temas como educação, saúde, habitação e meio ambiente. Os populares puderam fazer perguntas diretamente para os representantes dos poderes Legislativo e Executivo, bem como críticas e sugestões. No encontro, o presidente da Comissão garantiu a ampliação da participação popular, através da apresentação de emendas pela população.

 

A coordenadora-adjunta do curso de Direito da Estácio, professora Beatriz Schmidt, ressaltou que, agora, o debate deve ser sobre o futuro da cidade. “Precisamos motivar os jovens a participar e entender o que os políticos esperam daqui pra frente. Os erros do passado ficaram pra trás; agora, temos que nos preocupar apenas com o futuro, o que vai ser feito daqui pra frente. O que vai ser do nosso futuro? Precisamos debater isso”, finalizou.

“O evento foi muito importante, para se ter conhecimento do que é o Plano Diretor e ter a oportunidade de abrir o debate entre os representantes do poder público e os cidadãos”, afirmou Daniel de Assis, aluno da Estácio. “Vou checar os arquivos que estão no site e, sempre que possível, vou participar do debate”, afirmou.

 Nova audiência acontece nesta quinta-feira (5), no Quitandinha

Nesta quinta-feira, a Comissão Especial de Revisão e Estudos do Plano Diretor realiza mais uma da série de nove audiências públicas em todas as regiões da cidade. Desta vez, o encontro será realizado no auditório do Colégio Estadual Princesa Isabel, na Rua General Rondon, 1278, no bairro Quitandinha. O encontro, que terá o mesmo formato, começa às 19h.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS