Manifesto
Data: 04/04/2013
Moradores da Vila São Francisco da Horta, na Serra Velha da Estrela, estão colhendo assinaturas que serão entregues as autoridades solicitando que o Posto de Saúde seja mantido na comunidade. Desde a queda de barreiras na madrugada do último dia 17 ele foi fechado pela chefia da instituição, alegando que um deslizamento que aconteceu na Rua José Macedo que não atingiu o prédio, poderá novamente ocorrer.
- Técnicos da Defesa Civil estiveram aqui e não constataram o risco. O prédio do Posto de Saúde não foi interditado, mas ele não está mais funcionando – criticou o balconista Carlos Henrique Andrade de Oliveira, que tomou a iniciativa de colher as assinaturas quando mostrou a lista na tarde de anteontem, apoiado por vizinhos na Rua José Macedo.
Carlos Henrique é uma das vítimas da falta de atendimento. Ele sofreu um acidente de moto e tem que fazer curativo diariamente.
- Sou obrigado a ir ao centro da cidade. Gasto passagens de ônibus sem poder trabalhar. Um absurdo o Posto de Saúde estar fechado – reforçou a critica, ao confirmar que desabrigados estão no segundo andar do prédio. – Para funcionar o atendimento médico está em risco. E como pode então manter desabrigados?
Vizinha de Carlos Henrique, Simone Alves Malter lembrou que na manhã de anteontem uma menina de um ano sofreu queimaduras em casa e teve que ser levada direto ao Pronto Socorro.
- Se o posto estivesse atendendo, pelo menos ela poderia receber os primeiros socorros – disse.
Reunidos, os moradores informaram que no máximo até o início da semana que vem o abaixo assinado já deverá dar entrada na Secretaria de Saúde. Eles disseram esperar a sensibilidade e o atendimento do secretário André de Sá Earp.
Fonte: Diário de Petrópolis