Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Pedras

Data: 29/11/2012

 Os moradores das Ruas Alexandre Fleming e Adão Brand, no Bairro São Sebastião, vão conviver com o medo e o perigo durante mais um verão. Dezenas de casas nas duas ruas estão localizadas abaixo de encostas de onde grandes blocos de pedras estão instáveis e ameaçam rolar. Com as chuvas de verão, o perigo aumenta. O problema se repete na Rua 14 Bis, no Centro. Os primeiros acidentes no local ocorreram no verão de 2010, quando blocos de pedras desabaram, felizmente sem fazer vítimas.

O risco de novas quedas foi constatado por técnicos da Prefeitura e do governo estadual, mas nenhuma providência foi tomada para afastar o perigo que ronda o bairro. As obras de contenção iniciadas pelo governo do estado foram interrompidas. “Desde abril que as obras estão paradas, já retiraram até as estruturas que estavam montadas no local. Na nossa rua (Alexandre Fleming), as obras nem chegaram a começar, vieram aqui fazer vistoria e nunca mais apareceram”, denunciou a moradora Maria Aparecida Furtado.

Inúmeras famílias que vivem logo abaixo de onde as pedras podem rolar ficam em risco. Desde o início de 2010, quando começaram a se sentir ameaçados, moradores já conversaram com secretários de governo e com o prefeito Paulo Mustrangi e protocolaram denúncia no Ministério Público, buscando uma solução para o problema. O caso já foi parar na Justiça, mas nem mesmo por força de uma liminar judicial, ordenando a realização de obras, a segurança dos moradores foi garantida. A decisão judicial, favorável à comunidade, foi expedida em 24 de maio de 2010 e estipulava um prazo de 45 dias para que as medidas fossem tomadas. “Não sabemos mais a quem recorrer, com este governo não conseguimos que nossa situação fosse resolvida, o jeito é esperar o próximo prefeito para ver se algo acontece. Enquanto isso, ficamos à mercê de qualquer acidente que pode acontecer agora na época de chuva”, lamentou Maria Aparecida, que lembrou ainda do medo dos moradores da localidade toda vez que começa a chover.

A Secretaria de Obras informou por meio de nota que todas as intervenções estruturais nos locais citados são de responsabilidade direta do governo estadual e que o mesmo deve realizar o serviço. Ainda de acordo com a prefeitura, cabe ao município cobrar a execução do serviço e sua pronta entrega, o que vem sendo feito de forma ininterrupta pelo secretário de Obras, Stênio Nery. Um novo processo licitatório para continuidade das obras estaria em andamento.

O drama dos moradores começou em fevereiro de 2010, quando uma das pedras, de grandes proporções e que fica na parte alta da comunidade, foi atingida por um raio, que a partiu. Depois de fortes chuvas, moradores voltaram a subir a mata para verificar as condições da pedra e observaram um deslocamento dos blocos, o que aumentou a preocupação. A associação de moradores do bairro alertou para o risco e a denúncia foi feita à Promotoria de Meio Ambiente, em janeiro daquele ano. Na ocasião, moradores, informaram ao MPE sobre um deslizamento de terra e alertaram sobre o risco de outro deslizamento, desta vez de uma pedra de grande porte em uma área de mata. Pouco depois, uma outra denúncia foi encaminhada informando sobre a existência de uma segunda pedra de grandes proporções existente no local.

Em março de 2010, a Defesa Civil informou ao MP que enviou técnicos ao local para analisar o problema e comunicou o fato a órgãos dotados de corpo técnico específico (geólogos) da UFRJ, do Estado do Rio de Janeiro e do município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), para viabilizar estudo técnico da encosta, por conta do bloco rochoso. Apesar de todos os estudos técnicos sobre a situação terem sido providenciados, diante da falta de providências efetivas por parte do poder público para solucionar o problema e dar garantias de segurança aos moradores, o então titular da Promotoria de Meio Ambiente, Paulo Valim, decidiu ingressar com ação, pedindo na Justiça que as medidas cabíveis fossem adotadas.

 

 

 

 

FONTE: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS