Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Últimos dias da exposição na Fase

Data: 23/11/2012

 A exposição 280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ, promovida pela FMP/Fase, chega em sua reta final com um número recorde de visitantes. Mais de três mil pessoas visitaram a mostra, entre os visitantes, alunos de mais de 30 escolas públicas e privadas de ensino, com idades entre 6 e 17 anos de idade. O público tem até o dia 03 de dezembro para conferir a exposição, no Centro Cultural da faculdade. 
Em exibição há quatro meses, a mostra tem a curadoria de Claudio Partes, “a exposição tem como objetivo fazer provocar e convidar os visitantes a refletir sobre a questão, sem entrar no mérito de certo ou errado, e para alcançarmos esse objetivo utilizamos recursos sonoros, instalações de arte e outros elementos que têm esse componente, o de aguçar nossa percepção, que vai além da textual”, explica o gestor do Centro Cultural FASE-FMP, Ricardo Tammela. 
Segundo dados da Casa do Adolescente, programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a cada 18 minutos, uma jovem entre 10 e 14 anos dá à luz um bebê, no Brasil. Se aumentarmos a faixa de idade para 10 a 20 anos, o número de nascimentos sobe para um a cada minuto. 
A mostra da faculdade foi baseada em um estudo sobre gravidez entre as jovens petropolitanas, fruto de uma parceria entre a FMP/Fase e o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – e compreendeu dados qualitativos sobre o tema em Petrópolis, onde foram entrevistadas adolescentes grávidas ou no período de até 42 dias após o parto (puerpério), e jovens mães com idade até 24 anos, grávidas na adolescência. 
Um dos elementos que mais tem atraído a atenção do público é o chamado “túnel das opções”. Nele, os visitantes se deparam com diversas situações em que devem escolher uma opção de vida e seguir pelo caminho ao qual as escolhas os levaram. No final da atração, eles saem por uma das duas portas que representam a consequência dos atos de cada um. Em uma delas, não há consequência alguma, na outra, a pessoa sai grávida e terá que vestir uma barriga de gestante durante toda a visita. 
Ricardo conta que a mostra é baseada em três eixos principais da vida das jovens grávidas: o pessoal, o escolar e o futuro. “A exposição passeia por esses eixos, mostrando os pontos que estão em questão quando uma adolescente se vê nessa situação. O que muda em nossa vida? Em nosso corpo?”, indaga. 
Com o intuito de ser prestigiada pelo maior número possível de pessoas, a mostra também é itinerante, podendo ser apresentada em diversos locais, como praças e escolas. Dentre os elementos do evento, destacam-se um muro de fraldas, uma instalação construída a partir de preservativos, exibição de gráficos, e áudio com os depoimentos das adolescentes entrevistadas durante a pesquisa que deu origem à exposição.

 

 

 

 

FONTE: Diário de Petrópolis 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS