Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Coleta seletiva também de lâmpadas fluorescentes

Data: 16/10/2012

 O equipamento possui capacidade para compactar aproximadamente 850 lâmpadas

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) está ampliando os serviços de coleta de materiais recicláveis. Após parceria com a Idéia Cíclica (Instituto para o Desenvolvimento Ambiental e Tecnológico), as lâmpadas fluorescentes passam a ter seus componentes reaproveitados, com funcionalidade e segurança, por meio de um programa denominado Papa-lâmpadas. O equipamento tritura e separa o vidro e o alumínio do mercúrio, e é montado sobre um tambor metálico de 200 litros com sistema triplo de filtragem: um para o pó fosfórico, outro para partículas de vidro e o terceiro para retenção de gases venenosos.

O equipamento possui capacidade para compactar aproximadamente 850 lâmpadas. O rompimento de uma lâmpada fluorescente lança uma poeira rica em vapor de mercúrio, que é de alta toxidade. Ela contém metais pesados, que além de agredir o meio ambiente são capazes de ir direto para os alvéolos pulmonares de quem estiver exposto ao pó. Por funcionar com sistema de operação a vácuo, o operador do equipamento se vê seguro dos riscos de contaminação.

Na manhã de quinta-feira (04), foram encaminhados quatro tambores para efetuar a reciclagem de quatro mil lâmpadas no aterro sanitário em Pedro do Rio. Já na próxima coleta os papa-lâmpadas serão levados para o centro de reciclagem, localizado no bairro Carangola, onde as lâmpadas estarão armazenadas.

Após o término da separação e descontaminação, a Idéia Cíclica se encarrega do transporte e destinação correta de todo o resíduo oriundo do serviço. gInicialmente a trituração será mensal, mas acredito que, com a divulgação de mais este serviço de reciclagem, teremos um montante de lâmpadas coletadas para solicitar o equipamento quinzenalmente”, informou o presidente da Comdep, Jorge Luiz Plácido. Não há quantidade mínima para a realização da coleta, que pode ser solicitada no centro de reciclagem pelo telefone 2243-3262.

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS