Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Mobilização em prol da abertura do Belvedere

Data: 10/07/2012

  

Muitos petropolitanos têm se queixado ultimamente do abandono ao prédio do Mirante Belvedere, na serra da Estrela. Este desprezo por um lugar tão exuberante e monumental, tem revoltado muita gente que se preocupa com a conservação do local. Belvedere é um termo de origem italiana, que se refere a qualquer tipo de estrutura ou monumento, cuja localização permite às pessoas usufruir a vista. O Belvedere de Petrópolis é um monumento localizado na pista descida da Serra da Rodovia Federal BR-040. Construído no fim dos anos 1950, e inaugurado na década de 1960 para sediar um restaurante, sua forma física é muito parecida com uma obra de Oscar Niemeyer, em Niterói - O Museu de Arte Contemporânea.
O local tem uma vista maravilhosa e paradisíaca. Por isso é parada obrigatória para quem passa pela região em direção ao Rio. Porém, há mais de duas décadas, o Belvedere está completamente abandonado. Mesmo que ainda encante os turistas, a necessidade de uma revitalização é indispensável. O prédio está completamente depredado, e por isso os petropolitanos estão pedindo ajuda. E enquanto o sonho da revitalização não se realiza, os visitantes se contentam apenas com a paisagem, que tem ao fundo a Baixada Fluminense, parte do Rio de Janeiro e muitas montanhas.
A campanha em prol do Belvedere de Petrópolis, no Facebook, começou em janeiro desse ano através do jornalista Fabiano Marçal, editor da Gazeta das Cidades, que publicou uma foto antiga do espaço, com o glamour típico dos anos de 1950 (http://migre.me/9OOfD) que já foi compartilhada por quase 200 pessoas. A partir de agora, várias entidades da sociedade civil, capitaneadas pela Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos (APEA), começam a se mobilizar e estudar formas de zelar pela manutenção do monumento. Entre as ações previstas está o desenvolvimento de projetos para a viabilidade econômica da revitalização do Belvedere, a custo zero para a Concer, que administra a rodovia.
(Fonte: PetroNews / Arquivos da Gazeta)



http://www.gazetadascidades.com.br/petropolis-noticias/880-mobilizacao-em-prol-da-reativacao-do-belvedere

http://www.lugaresesquecidos.com.br/2012/06/mirante-belvedere-petropolis.html
Por que não reabrem ? 
Por que não revitalizam ? 
Por que o abandono de um patrimônio como esse ? 
Iniciaremos o movimento Revitalizem o Belvedere já ! O que acham ? 
Luiz Amaral Arquiteto Urbanista e Produtor Cultural 2498111000, 2488365903
Compatilhe essa ideia pelohttp://www.facebook.com/apea.petropolis.

 Revitalização do Belvedere do Grinfo.
  
Compartilhe essa ideia !

 

Obs.: Fotos do Belvedere disponíveis em anexo para download.



Arquivos:

 Belvedere.zip


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS