Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Aluna da rede municipal tem texto publicado em livro

Data: 18/04/2012

  “Era uma vez uma moça que se apaixonou...”. Com esse início envolvente, baseado em um conto criado por sua avó, à aluna da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, Ana Cristina Pereira de Andrade, de 13 anos, concorreu com outros nove mil textos de alunos da rede pública de todo Brasil e teve o seu conto “Algumas Histórias da Mula sem Cabeça”, publicado no livro “Contadores de Histórias Encantadas e outras histórias”. Por causa do bom desempenho, a aluna ganhou um exemplar do livro e uma máquina digital, presente da Secretaria de Educação. A premiação ocorreu nesta quinta-feira, 12, na Casa Cláudio de Sousa.

“A professora Mariana disse que eu sou uma boa escritora e me incentivou a escrever o texto, com isso e, com o apoio da minha família, me lembrei de uma história que minha avó me contou quando eu tinha oito anos. Fiquei muito feliz e orgulhosa e, já avisei às professoras que na próxima vou escrever e ganhar um notebook. Estou animada”, disse Ana Cristina.

As escolas do município que participaram do projeto receberam exemplares. As produções foram analisadas por um júri especializado que escolheu 30 histórias que foram publicadas no exemplar. Ana Cristina é aluna do quarto ano e contou com a ajuda da professora Mariana de Barcelos.

“Trabalho sempre com a leitura de textos para estudar a gramática. O projeto acrescentou as histórias dos alunos dentro da sala de aula e isso é maravilhoso porque a leitura é parte integrante da alfabetização. Estou muito orgulhosa e feliz com a Ana Cristina e com meus outros alunos que também são criativos e gostam de escrever”, contou a professora.

“Esses projetos são importantes porque estimulam a criatividade e a sociabilidade entre as crianças. É muito gratificante perceber que os alunos e a direção pedagógica dessas escolas participam ativamente desses projetos”, afirma Juliana Fecher, Coordenadora da Divisão de Implementação de Leitura da Subsecretaria de Ensino Fundamental.

O projeto “Contadores de Histórias Encantadas” é uma ação educativa dirigida aos professores e alunos de 4º e 5º anos de Ensino Fundamental. O projeto foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que constitui um conjunto de programas, atividades e eventos nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. O programa é aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. Os livros também serão distribuídos gratuitamente para as escolas e bibliotecas de todo Brasil. Os nomes de todas as escolas e professores participantes também serão citados nos créditos do livro.

Durante o evento, a Divisão de implementação de Leitura também anunciou que está recebendo inscrições para o projeto “Teatro de Brinquedo”’, promovido pelo grupo Endesa. Vinte professores da rede municipal de ensino poderão participar do projeto que é aprovado pela Lei Rouanet, que premia peças teatrais produzidas por alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. A iniciativa será realizada seguindo os moldes dos contadores de história: reunião, formação, entrega dos kit’s, material de apoio e participação no concurso. Para participar, os mestres devem estar atuando em turmas de alunos matriculados em 2012 no quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.

Para os selecionados será distribuído um kit didático. Cada escola poderá inscrever, no máximo, dois professores. A Coordenação do projeto promoverá um encontro de formação em abril, com duração de quatro horas, onde será apresentado o regulamento do concurso.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS