Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Buraco na Rua do Imperador só aumenta

Data: 29/03/2012

  Seis meses após as primeiras denúncias, moradores e comerciantes da Rua do Imperador – no trecho entre a Rua Paulo Barbosa e a Travessa Vereador Prudente Aguiar – continuam preocupados com um buraco que vem crescendo às margens do Rio Quitandinha e temem que o canteiro possa ceder e comprometer a principal via do Centro. O problema começou em setembro do ano passado, está no canteiro em frente ao Edifício Imperador e pode ser visto por todos que transitam pela via. As chuvas vêm aumentando as rachaduras no muro de contenção que existe dentro do rio e uma fissura com mais de um metro já separa o canteiro do muro.

“O pessoal da prefeitura esteve aqui, olhou, colocou uns cones e aquela fita de isolamento da Defesa Civil. Pensamos que eles iam fazer alguma coisa, mas o tempo passou e até agora nada foi feito. O pior é que a cada chuva o terreno está cedendo mais. Não entendo nada de obras, mas acredito que seria melhor que fizessem alguma coisa antes que isso caia. Se a rua cair vai provocar transtornos não só para o comércio desse trecho, mas também para o trânsito de toda a cidade”, disse Carlos Henrique Medeiros, que trabalha em frente ao local.

O canteiro foi instalado nas obras de revitalização da via entre 2006 e 2008. A abertura chega a quase um metro e a tubulação aparece há meses. O problema foi percebido em setembro do ano passado. Dois meses depois, em visita ao local, o secretário de Obras, Stênio Nery, garantiu que as rachaduras não ofereciam perigo à estrutura da principal via do Centro Histórico e anunciou que obras seriam feitas assim que as chuvas parassem. “Eles estão dizendo que isso não cai, mas o que vemos aqui é que esse buraco só está aumentando. Nossa preocupação é que a estrutura da rua seja comprometida e ela acabe cedendo. Se a rua ceder poderemos ter um acidente grave aqui, pois o movimento na rua é intenso, temos ônibus que passam aqui. Ninguém sabe o que pode acontecer se essa via ceder de repente. Estamos muito preocupados com isso”, completou Carlo Henrique.

O secretário de Obras Stêno Nery reafirmou ontem que apenas o revestimento do muro foi afetado, e não a estrutura principal. Ele afirma que a secretaria vem monitorando a situação no local e explicou que as obras deverão começar após o período de chuvas. Stênio disse, no entanto, que para tranquilizar os comerciantes e moradores, uma equipe da Secretaria de Obras fará uma nova vistoria no local hoje. “Estamos acompanhando de perto essa situação. O muro está estabilizado e não vai cair. De qualquer forma, nossos técnicos voltarão ao local amanhã, para fazer uma nova avaliação”, finalizou.  
 

Jaqueline Ribeiro
Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS