Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Mais pontos de distribuição de remédio na cidade

Data: 23/03/2012

 A decisão tomada pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça

 

Por ordem do Tribunal de Justiça, a Prefeitura deverá criar um ponto de fornecimento de remédios no centro da cidade. A decisão tomada pela 3ª Câmara Cível do TJ acolheu um pedido do Ministério Público em ação pública que requeria a instalação de um posto extra. Segundo o Tribunal de Justiça, o município possui apenas um ponto de distribuição centralizada, localizado no Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Corrêas. Para os desembargadores que julgaram o pedido, o local de fornecimento de remédios é muito distante da região central – 18 quilômetros – o que prejudica o atendimento à população.

 

No voto do desembargador Marcelo Lima Buhatem, relator da apelação, foi destacado o comprometimento do serviço com a centralização do fornecimento de medicamentos. “A centralização da distribuição dos medicamentos na sede da Fundação Municipal de Saúde, em Corrêas, compromete a efetividade do cumprimento das decisões judiciais concessivas de medicamentos. O princípio da eficiência também autoriza a descentralização da distribuição dos medicamentos, na medida em que o núcleo do referido princípio consiste na procura de produtividade e economicidade, impondo a redução do desperdício de dinheiro público, exigindo a prestação dos serviços com presteza, perfeição e rendimento funcional”, escreveu o desembargador no acórdão.

A medida irá beneficiar milhares de pacientes que diariamente se dirigem à farmácia do Hospital Alcides Carneiro em busca de medicamentos. A dona de casa Patrícia Gonçalves será uma das beneficiadas. Moradora da Rua 24 de Maio, ela precisa pegar três ônibus para chegar ao hospital, onde também faz o tratamento para asma crônia. “Só aqui no HAC tem pneumologista, por isso eu faço todo o meu tratamento no hospital e é onde eu também pego os meus remédios. Seria muito bom se eu pudesse buscar os medicamentos em um posto mais próximo do Centro. Economizaria passagem e tempo”, disse.
 

Secretaria de Saúde diz que ação é antiga e garante que já descentralizou a distribuição


A secretaria informou ontem que a distribuição de medicamentos no município já vem sendo efetuada de forma descentralizada. Em todos os 37 Postos de Saúde e nas nove Unidades Básicas de Saúde há a distribuição de medicamentos dos programas de Hipertensão e Diabetes, além dos medicamentos da Farmácia Básica (lista com mais de 50 itens do Ministério da Saúde).

O Centro de Saúde Coletiva (Centro), além da distribuição dos medicamentos dos programas já citados, também faz a distribuição do Programa de Medicamentos Especiais (alto custo), o que impede que os pacientes tenham que se dirigir ao Rio de Janeiro para buscar estes produtos farmacêuticos. Na unidade também é feita a distribuição de medicamentos do Programa de Saúde Mental, partilhada com a farmácia do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro. Estes medicamentos precisam ser distribuídos com controle especial, segundo as determinações da Portaria 344 do Ministério da Saúde.

Petrópolis conta ainda com a distribuição de medicamentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Atualmente, existem 25.700 pacientes cadastrados no Programa de Hipertensão recebendo medicamentos de forma descentralizada e 6.900 do Programa de Diabetes. Já no Programa de Saúde Mental, são cerca de 8 mil pacientes, que buscam os medicamentos nas duas unidades disponibilizadas.

É importante frisar que a farmácia do HAC centraliza apenas a distribuição de medicamentos que não constam nos protocolos, atendendo a uma média de 2 mil pacientes, ou seja, um percentual muito pequeno em relação ao número de pacientes que têm acesso às medicações nas diversas unidades da rede.
 

Janaína do Carmo
Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS