Petrópolis, 09 de Julho de 2020.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Petropolitanos criam aplicativo para consulta de horários de ônibus do município

Data: 19/09/2013

 

Em Petrópolis, os estudantes de sistema informação Heitor Oliveira e Breno de Delgado desenvolveram mais um aplicativo que promete facilitar a vida dos usuários de ônibus, o  HoraBus Petrópolis.

Lançado há duas semanas, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e Windows Phone gratuitamente, mas até janeiro de 2014 os usuários de IOS também poderão baixar o programa. Segundo Heitor, as plataformas foram escolhidas incialmente com base no número de usuários. “Cerca de 90% da população brasileira faz uso desses sistemas”, explicou.

Segundo ele, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu devido à dificuldade em encontrar os horários de ônibus no município. “É muito complicado achar os horários de partidas das empresas de ônibus e muitas vezes não sabemos nem onde procurar, já que são poucos os sites que disponibilizam essa informação. Criamos esse aplicativo nas horas vagas com o objetivo é facilitar a vida do usuário de transporte coletivo”, disse.

O uso do aplicativo é simples. Após fazer o download, o usuário seleciona a empresa que deseja saber o horário e a linha de ônibus. Com base na hora do próprio aparelho, o aplicativo mostra qual o próximo horário de ônibus. Há também a opção de o usuário consultar todos os horários daquela linha com os ônibus saindo no terminal ou dos bairros.

Uma funcionalidade que chama a atenção é a “Pesquisar por rua”. Por meio dela, o usuário seleciona a origem e o destino pretendido e o aplicativo lista as linhas de ônibus que passam por aquela rua. Heitor explica que o próximo passo é ter a posição de todos os ônibus no aplicativo, para disponibilizar a localização dos veículos em tempo real.

 

Quem já usa o HoraBus Petrópolis elogia o desempenho do aplicativo. “Testei e ficou perfeito, horário correto. Parabéns aos desenvolvedores!”,  comentou uma usuária na página do download.  “Aplicativo nota 10. Parabéns, pessoal. Mandaram muito bem”, escreveu outro.  Além do aplicativo, os rapazes criaram o site http://horabus.hogsolutions.co/ que também serve para a consulta de horários de ônibus.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS