Curso de Arquitetura da UCP promove palestras sobre o Plano Koeler e o Plano Diretor Municipal de Petrópolis
Data: 16/05/2014
Curso de Arquitetura da UCP promove palestras sobre o Plano Koeler e o Plano Diretor Municipal de Petrópolis
Diário de PetrópolisSexta-feira, 16 de maio de 2014
O curso de Arquitetura da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) realizou durante a noite da última terça-feira, 14, uma palestra com o Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp, membro do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP). A palestra abordou o ‘Plano Koeler’, criado para o planejamento urbano de Petrópolis. “Se não soubermos como Petrópolis começou, não vamos poder olhar a cidade para resolver os problemas de hoje”, introduziu.
A palestra integra e essência do curso de Arquitetura na Instituição. “Desde o início observei a importância de aproximar os alunos e a realidade da cidade, ou seja, o curso de Arquitetura que temos na UCP está inserido em um cenário maravilhoso, que é Petrópolis, e por isso vamos estudar a arquitetura a partir desse campo. Avaliando a topografia, as características sociais e outros fatores específicos do município. Esse é um enorme diferencial que a UCP oferece e que, com certeza, vai gerar ótimos frutos para a cidade como um todo”, destacou o coordenador do curso, Douglas Gonçalves.
De acordo com o palestrante, Petrópolis possui várias características singulares relativas à época de planejamento. Além de ser considerada por muitos como a primeira cidade planejada do Brasil, fato este que Arthur considera inquestionável, é um município muito bem aparelhado em relação à documentação. Sobre Koeler, ele destaca que o engenheiro possuía origem e formação específicas para torná-lo o homem certo para a empreitada. “Assim ele criou uma mentalidade adornada de princípios, estes que, mais tarde, dariam origem ao que hoje chamamos de Urbanismo”, destacou.
No dia 20 deste mês a Arquitetura da UCP realizará outra palestra. O tema “Plano Diretor Municipal de Petrópolis” será abordado pelo vereador Thiago Damaceno. O evento é gratuito e aberto ao público e ocorre às 19h, no auditório 2 do campus Barão do Amazonas (Relógio das Flores), localizado na Rua Barão do Amazonas, 124, no Centro da Cidade.