Avaliação dos Vigilantes da Chuva
Data: 11/01/2013
O temporal desta madrugada teve o seu epicentro na região de Xerém com 219mm, havendo ainda chuvas significativas em toda a região da escarpa da serra, compreendendo os bairros Bingen, Quitandinha, Independência, Alto da Serra, Morin, Raiz da Serra em Magé e Comary em Teresópolis.
Estas regiões estão agora muito suscetíveis a novas chuvas. Qualquer chuva acima de 50 mm nestas regiões pode deflagrar deslizamentos, especialmente nas áreas de alto risco como o Alto do Independência.
As previsões para esta noite e amanha não apontam para chuvas maiores que 50mm, mas isto não é nenhuma garantia que não possam ocorrer. Embora a possibilidade de maiores problemas ser pequena, não podem ser descartados novos problemas. O monitoramento das chuvas nesta região é imprescindível nesta região pelo menos até domingo, por o solo se encontrar bastante encharcado.
O risco de novas enchentes também é bem menor, mas não pode ser totalmente descartado.
Avaliação emitida as 18 hs do dia 3 de janeiro de 2013
Previsão para sexta feira dia 4/01 e sábado dia 05/01
As chuvas ainda devem continuar por estes dois dias, mas com menor intensidade. As áreas críticas de Petrópolis que estão com solo bastante saturado, portanto sujeitas a deslizamentos caso as chuvas atinjam índices superiores a 50 mm são:
Petrópolis
Independência
Quitandinha
Morin
Alto da Serra
Bingen
Centro
Magé
Raiz da Serra
Caxias
Xerém
Teresópolis
Comari
As chances de ocorrerem índices acima de 50mm são bastante remotas, mas não pode ser descartada a ocorrência de pancadas de chuvas isolada.
As outras regiões de Petrópolis não apresentam riscos iminentes, e o perigo de novas enchentes está praticamente afastado. Poderão ocorrer pequenos bolsões de água em ruas com drenagem deficiente ou bueiros entupidos por lixo.
Boletim emitido em 4 de janeiro de 2013 às 10hs
Rolf Dieringer
24-8851-8865
21-9306-8865