Com a presença de mais de 300 pessoas, foi inaugurado na noite da última quarta-feira o auditório da Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, que recebeu o nome de Philippe Guedon. A homenagem foi realizada pelo prefeito Rubens Bomtempo em reconhecimento ao trabalho realizado por Guedon em Petrópolis na defesa da participação popular. “É profunda a alegria em ver amigos que não via há muito tempo. Me sinto profundamente honrado por ser agraciado nesta homenagem que a Prefeitura está prestando à participação popular”, afirmou Philippe Guedon, que ao final foi aplaudido de pé, com a presença de todos os filhos e netos.
Para Guedon, a homenagem feita a ele e ao Zanatta é, na verdade, o reconhecimento pelo governo da importância da participação popular, ressaltando que ela é resultado do somatório população e governo. “Confio que chegaremos lá. Petrópolis avançou muito em relação a muitos municípios do Brasil. A resposta para mudar o país tem que ser no município, onde as pessoas vivem, sabem quem são e estabelecem diálogo, promovendo a verdadeira participação”, comentou.
Com relação ao líder comunitário Zanata, Philippe Guedon lembrou que fizeram uma caminhada juntos e em alguns momentos estavam em campos opostos, mas sempre com o mesmo objetivo, garantir a participação popular. “A amizade não se constrói apenas com as pessoas concordando com a gente, mas com as pessoas que também divergem, e foi assim que construímos nossa amizade”, comentou Guedon, lembrando que nos dois governos anteriores do prefeito Rubens Bomtempo trabalharam juntos, inclusive, com o projeto do orçamento participativo.
A esposa de Zanatta, Eliane, disse que a homenagem é importante, pois vê que muito do que ele fez continua e outras coisas não foram realizadas, mas a sua mensagem e luta permanecem. “Zanatta deu a sua vida pelo trabalho social em Petrópolis e amava essa cidade, tanto que nunca pediu para ser sepultado em sua terra natal, e por isso está sepultado em Petrópolis”.
O prefeito Rubens Bomtempo, acompanhado da primeira-dama, Luciane Bomtempo, e do secretário de Governo, Juvenil Reis, não escondeu sua alegria em homenagear Guedon e confirmar mais uma vez a Casa dos Conselhos como Augusto Ângelo Zanatta. Fazendo um balanço da participação popular nos dois primeiros mandatos de seu governo e atualmente, Bomtempo destacou que aprendeu muito com Zanatta, que sempre lutou para que o governo fosse popular, ressaltando a humildade de Zanatta e seu interesse sempre pelo bem comum.
A presidente do PSB, Rosangela Stumpf, disse que a homenagem feita aos dois é de grande importância, frisando que ambos lutaram e lutam pela participação popular. “Conheci Zanatta quando iniciei a militância no movimento comunitário e depois conheci Philippe Guedon. Acho a homenagem justa”, comentou, lamentando que Zanatta não possa participar, pois morreu em 2006 quando estava na Casa dos Conselhos e manifestou sua alegria pela homenagem ao Guedon, que continua trabalhando e coordenando a Frente Pró-Petrópolis.
Avanços para a participação popular
Durante a inauguração do auditório Philippe Guedon, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou a criação do Dia do Conselheiro Municipal, que será no dia 10 de janeiro, data do nascimento de Ângelo Augusto Zanatta. O projeto será encaminhado à Câmara Municipal e o prefeito Bomtempo pediu empenho do líder do governo, vereador Thiago Damaceno (PP), para que o projeto seja aprovado.
Outra iniciativa anunciada pelo prefeito é o vale-transporte para os cerca de 800 conselheiros municipais, para que tenham condições de participar das reuniões dos conselhos, frisando que a maioria são comunitários. De acordo com o prefeito, dessa forma o governo fortalece a participação dos representantes da sociedade civil, que voluntariamente participam dos conselhos na construção de uma cidade melhor.
Atendendo uma reivindicação dos conselheiros, o governo vai entregar a carteira de identificação do conselheiro. A primeira foi entregue na noite de quarta-feira pelo prefeito Rubens Bomtempo à conselheira Pedentrina Fernandes, representante da sociedade civil no Conselho Municipal do Idoso. Outra iniciativa é a ampliação do portal da Casa dos Conselhos e a utilização das redes sociais para interagir com os conselheiros e com toda a sociedade.