FPP: ATA da reunião realizada em 08.05.2018 (OAB)
Data: 15/05/2018
FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP
ATA da reunião realizada em 03.Abril.2018, das 18:00 às 20:00 horas
OAB - Rua Mal. Deodoro, 229, auditório 3º andar – Petrópolis – RJ – tel.:2243.3890
Contatos: phiguedon@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com
I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES
01 - Ausências justificadas: Humberto Fadini, Jorginho do BANERJ.
02 – Presenças: Jonny Klemperer, FIRJAN; Sílvia Guedon, IPGPar; Ramiro Farjalla, ABAL; Renato Araújo, DadosMunicipais e OSPetro (em formação); Roberto Rocha Passos, Cidadão; Lucia Guédon, Cidadã; Philippe Guédon, O BRADO. Total: 7 presenças.
(Os 7 (!) presentes lamentaram a ausência de outros Participantes, que nada antecipava ainda mais face à pauta. Os motivos de esmorecimento já são tantos, que pedimos aos militantes uma especial compreensão para com os que brigam pelo mesmo ideal. Obrigado).
03 - Calendário das próximas reuniões da FPP: 1ª terça-feira do mês, das 9:00 às 11:00 horas.
Jun – 05 (FIRJAN)
Jul – 03 (FIRJAN)
Ago – 07 (FIRJAN)
04 – Local das Reuniões da FPP. Fomos recebidos de maneira fidalga pela FIRJAN e pela OAB. Considerando a organização da OSPetro, cujas reuniões vêm se realizando na OAB, e a maior freqüência registrada nos horários matinais das reuniões da FPP, os presentes consideram oportuna a volta das reuniões da FPP para a FIRJAN, ASSIM, JÁ NA REUNIÃO DE 05 DE JUNHO, NOS REUNIREMOS NA FIRJAN, DAS 09 ÀS 11 (SÓ DUAS HORAS), PARA PERMITIR AOS PARTICIPANTES ALGUMA OUTRA ATIVIDADE NO FINAL DA MANHÃ.E fica aqui a nossa gratidão à OAB pela acolhida fraterna que deixou fruto (o OSPetro).
05 – A FPP agradece à Presidente Waltraud Keuper Pereira pela notável gestão e parabeniza o Presidente Julio Talon pela sua eleição à testa da FIRJAN RR.
NOSSO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO INDEPENDENTE COMPREENDE A FPP, O DADOSMUNICIPAIS, O BRADO E O IPGPar. E VAI GERAR O OSPetro E O INK.
II – IPGPar, Dados, O BRADO, OSPetro, FPP (não debatidos face à presença)
01 – IPGPar
Sílvia Guedon, Cleveland Jones, Renato Araújo, Ramiro Farjalla e Roberto Rocha Passos.
02 – DADOSMUNICIPAIS
Renato Araújo
03 – O BRADO
Philippe Gupedon. A edição nº 53 será remetida em 15.05 por R. Araujo.
04 – OSPetro
Carlos Alvarães, Jonny Klemperer, Tiago Ferreira, Renato Araújo
05 – FPP
Plano Estratégico (PE)
- Resumo:
Escolhido principal foco da FPP no período de agosto.2008 – abril.2010 (21 meses). Trata-se de planejar as 5 etapas-Legislaturas quadrienais que levam de 2021 a 2040, revistas por quadriênio, abordando todo o território municipal e todos os temas de responsabilidade das PMP e CMP. Coordenação da FPP e IPGPar, com apoio de entidades convidadas e na lógica ausência de PMP e CMP, que não têm mandatos para ir além de 4 anos. Através das entidades, alcançar o maior percentual dos 300.000 habitantes possível. Orçamento inicial zero; se possível, contar com apoio técnico para viabilizar o projeto participativo da FPP e IPGPar que responde à considerações políticas maiúsculas. Objetivos: mobilização para extinguir os “planos de governo” quadrienais impostos por partidos com complacência da Justiça Eleitoral por um plano de longo prazo que atenda a soberania popular. Prefeitos e vereadores são administradores, não donos do Município por quatro anos. Recolocamos as coisas em seus lugares. O INK passa a fazer parte da Administração no nosso projeto, já em 2011. O esforço pelas candidaturas avulsas é compatível.
A – LEMA
A Petrópolis que queremos, dentro de 20 anos, proporcionando igualdade de oportunidades para todos.
B – ORÇAMENTO E PRAZO DE VIGÊNCIA
- Orçamento ZERO neste início da tarefa, até dispormos de fonte/s de recursos;
- Prazo de 20 anos, 2021 a 2040, com revisões quadrienais.
C – PARTICIPANTES DO TRABALHO SEM PARCERIA COM O PODER PÚBLICO
- No quadro do PE, a iniciativa e coordenação deve ser da sociedade (20 anos);
- Uma meta básica é o fim dos danosos planos de governo;
- A FPP, com apoio do IPGPar, constituirá câmara de reflexão permanente;
- O núcleo ativo é o Secretariado Participativo, inspirado no Shadow Cabinet.
D – O SECRETARIADO PARTICIPATIVO (SPar)
- Coordenação pelos membros A, A’ e B: Prefeito, Vice-Prefeito e Pres. da Câmara (IPGPar?);
- Unidades Orçamentárias (UO) revistas, com dois Animadores, A e A’, cada;
- Percentual da LOA 2018 em azul (plano sem valores é irreal):
01 - Câmara, correspondendo à Câmara atual (UO 01)
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3,10%
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10 - Sec. de Assessoria Direta ao Prefeito (inclui 10 Gabinete do Prefeito, 11 Procuradoria Geral e, 12 Controladoria Geral do Município)
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1,30%
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13 - Sec. de Planejamento e Orçamento (13, Coordenadoria atual - parte)
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0,40%
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14 - Sec. de Administração, Licitações, RH e Previdência (inclui 14 Secretaria de Administração e RH, e 31, INPAS)
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14,30%
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15 - Secretaria de Fazenda (15)
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5,90%
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16 - Secretaria de Educação (16)
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24,80%
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17 - Sec. de Desenvolvimento Econômico (17)
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0,35%
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18 - Saúde (18 Secretaria de Saúde e SEHAC Alcides Carneiro)
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32,50%
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19 - Sec. de Obras, Hab, Reg. Fundiário (19)
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1,80%
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20 - Assistência Social e Trabalho (20)
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2,00%
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21 - Segurança Pública e Mobilidade (21 Sec. de Serviços, Segurança e Obras Públicas, e CPTrans)
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11,35%
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23 - Meio Ambiente (23 Sec. de Meio Ambiente, e 26, Sec. de Defesa Civil e Ações Voluntárias)
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0,30%
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24 - Instituto Cultura, Esporte e Turismo (24 Inst. Mun. de Cultura e Esporte, e 25 Sec. de Turismo)
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1,35%
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27 - INK e Gestão Participativa (13 Coord. De Planejamento e Gestão Estratégica - parte)
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0,50%
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00 - COMDEP
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0,05%
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(Total de apenas quinze Unidades Orçamentárias).
- Cada UO, via digital e presencial, abre-se à maior participação possível;
- Todo cidadão/ã tem o direito de contribuir;
- Quantos mais participarem, maior a influência que teremos nas eleições de 2010;
- Não optamos por partido, mas as políticas públicas se desenham nas eleições;
- Meta: trocar planos de governo impostos por partidos pela 1ª etapa do PE;
- Apresentado a todos os partidos e eventuais candidatos avulsos (se...).
E – DOCUMENTOS DE BASE
01 – Diagnóstico e Plano Diretor de Petrópolis (2014);
02 – Biblioteca Participativa sob a guarda do CAALL (Maria Helena Arrochellas);
03 – Leis do Sistema Orçamentário em vigor e anteriores;
04- Complementares ao PD;
05 – Plano de Áreas de risco de Petrópolis(Theopratique);
06 – Planos Setoriais;
07 – Estrutura da PMP e da CMP (Leis vigentes e Leis de 1.989 e 1990, de Gratacós e Fiorini, excelentes modelos);
08 – Censo dos RH da PMP e CMP completos, inclusive terceirizados e inativos: requerer dados atuais e consultar os arquivos da FPP (os mais ricos de Petrópolis);
09 – Relatório Anual mais recente do Atuário do INPAS (hoje, 31.12.2016) e consultar quadros (Anexo VI) das LDOs (Déficits financeiros Previdenciários);
10 – DO da PMP (coleções disponíveis no Portal PMP e na Biblioteca Gabriela Mistral);
11 – Matérias Oficiais da CMP (Tribuna de Petrópolis), Biblioteca G. Mistral;
12 – Balanços da PMP, COMDEP, SEHAC, CPTrans publicados em jornais e datas incertos e não sabidos);
13 – Contratos de serviços concedidos ou terceirizados;
14 – Relação dos mapas atualizados (inc. georeferenciados) em escala padrão e mapas e fotos Google;
15 – Planta de Valores Imobiliários (deve ser atualizada para o IPTU de 2019, visto o rombo da ordem de 1 bilhão);
16 – Cópia da documentação prevista pelo art. 79 da LOM que a Câmara tinha a obrigação de exigir;
17 – Portal Dados Municipais;
18 – Arquivos da FPP (Tomos de atas) no Portal Dadosmunicipais;
19 – IPGPar planos de governo Petrópolis (Bomtempo, Rossi, etc...). Propostas do Prof. Manoel Ribeiro (doc. Complementares ao PD);
20 - Lei definidora das áreas urbanas e rurais;
21 - Áreas de Aplicabilidade dos instrumentos urbanísticos do Plano Diretor;
22 - Lupos;
23 - Codigo de Obras;
24 - Decreto de Criação do Banco de Dados Gerenciais Geo-referenciados;
26 - Planos Setoriais - Habitação de Interesse Social (OK), Mobilidade Urbana (em fase de Termos de Referência), Desenvolvimento Econômico, todos dependentes de uma visão estratégica (PE).
F – CADASTRO DAS ENTIDADES PETROPOLITANAS
01 - Associações de Moradores;
02 – Organizações comunitárias de inspiração religiosa;
03 – Sindicatos;
04 – Associações de Classe e Entidades empresariais;
05 – Partidos políticos;
06 – Universidades e Instituições de Ensino Técnico;
07 – Diretórios Acadêmicos;
08 – Organizações Sociais;
09 – Entidades participativas;
10 – Academias e Clubes de Serviços;
11 – Clubes Esportivos e de cultivo de Artes;
12 – Organizações Rurais;
13 – Conselheiros municipais, representantes da Sociedade Civil;
14 – Representações Federais e Estaduais em Petrópolis;
15 – Empresas do Comércio, Indústria e Prestação de Serviços;
16 - Organizações públicas e privadas de Saúde;
17 – Organizações privadas de Educação;
18 – Entidades Federais e Estaduais que tenham atuação ou presença em Petrópolis;
19 – ONGs. OSCIPs e Cooperativas atuantes em Petrópolis.
G - ABRANGÊNCIA: TERRITORIAL E OPERACIONAL
Todo o território municipal e as vias que lhe dão acesso; a integralidade das ações que dependem dos dois Poderes Públicos municipais e o relacionamento com os demais Municípios (inc. para consórcios), com os Estados e União.
H – O PE REPARTIDO NO TEMPO
- O PE parte da Realidade Atual A, tal como desenhado pela LOA;
- Na outra ponta, B, vinte anos adiante, teremos “a Petrópolis que queremos”;
- Recursos financeiros, para irmos de A a B, teremos as LOAs de 2018 a 2020;
- Mais a correção monetária, o progresso, queda do custeio, alta dos investimentos;
- 20 anos significam uma arrecadação total de 20 bilhões 2018;
- Entre as duas pontas, etapas quadrienais correspondentes aos mandatos;
- 2021-2024; 2025-2028; 2029-2032; 2033-2036 e 2037-2040;
- A (saída 01.01.20), etapas B(31.12.24), C (31.12.28), D (31.12.32), E (31.12.36) e F, final 2040
- PE: planilha, colunas verticais são os anos e linhas horizontais os dados das UO.
I – UM ESQUEMA INICIAL DE TRABALHO
- Montagem de coordenação inicial (IPGPar ?);
- Diálogo inicial com Prof. Manoel Ribeiro e Drª Cecília;
- Reunião de abertura com Entidades;
- Montagem de cadastro de entidades e pessoas físicas;
- Remessa de um convite à participação de todos e todas (via Entidades);
- Elaboração do plano de trabalho em conjunto com os participantes.
J – MODO OPERACIONAL
- Identificar voluntários para a coordenação do Secretariado Participativo;
- Cronograma detalhado dos primeiros passos;
- Âncora digital: janela em portal (Dados? IPGPar?);
- Uso de “redes sociais”, em busca de participantes não cadastrados;
- Sonho: PE objeto de debates em escolas, faculdades, escolas técnicas, entidades;
- Aviso: Quanto mais caminharmos, maiores as resistências;
- Partidos são bem-vindos, se aceitarem evitar proselitismo.
K – COLABORAÇÃO PROF. MANOEL RIBEIRO
- Prévia informação de nosso projeto, filho das circunstâncias políticas;
- Posterior troca de idéias em Petrópolis.
“A Sociedade que não sabe para onde se dirige, não vai a lugar nenhum” (Manoel Ribeiro).
L – O PE E AS CANDIDATURAS AVULSAS
- Tudo a ver, precisamos mudar o modo de ver dos partidos;
- Os candidatos devem estar a serviço do povo e não vice-versa;
- Com a adesão de 10 vereadores (2/3), a rigor, 8 (1/2 + 1), mudamos Petrópolis.