Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Pautas e Atas
   
  FPP: ATA da reunião realizada em 07.11.2017

Data: 08/11/2017

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP

ATA da reunião realizada em 7.Novembro.2017, das 09:00 às 12:00 horas

FIRJAN – Av. D. Pedro I. 275 – 25610-020 – Petrópolis – R.J. – Tel.: 2242.3865

Contatos: phiguedon@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com

           

CLIQUE DADOSMUNICIPAIS E VISITE NOSSO ESFORÇO COMUNITÁRIO

 

I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES

 

01 - Ausências justificadas: Sílvia Guedon, compromisso junto à ARTE; Luiz Guilherme Dias, impedido por desastre na BR-040.

 

02 – Presenças: André Carvalho, Cidadão; Maria Ines Carvalho, Cidadã; Jonny Klemperer, FIRJAN; Humberto Fadini, Lions Clube Quitandinha; Cleveland M. Jones, ABAL; Ramiro Farjalla, ABAL; Renato Araújo, IPGPar; Alexandre Hugueney, Cidadão; Carlos Alvarães, OAB; Lucia Guédon, Cidadã; Philippe Guédon, O BRADO. Total = 11.

 

03 - Calendário FPP dos próximos 3 meses (1ª terça do mês, 9h00 às 12h00):

Dezembro: 05

Janeiro 2018: não haverá reunião

Fevereiro 2018: 06 (18h30 às 20h30 na OAB)

 

04 – Calendário de reuniões dos Conselhos Diretor e Fiscal do IPGPar: foi realizada AGE do IPGPar em 05.10. Tão logo registrada a Ata da AGE (em curso), o CD definirá o calendário de suas reuniões, que já vêm se realizando semanalmente de modo informal.

 

NOSSO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO INDEPENDENTE COMPREENDE A FPP, O DADOSMUNICIPAIS, O BRADO E O IPGPar. E VAI GERAR O OBSERVATÓRIO SOCIAL OSPetro E O INK. PARTICIPE E USE.

 

II – AÇÕES DA FPP

 

01 – COORDENADORIA E SECRETARIA  DA FPP. Tão logo registrada a ata do IPGPar, o Conselho Diretor estudará a organização e programação dos trabalhos para o 1º semestre de 2018 e decidirá sobre a montagem possível da Secretaria Executiva, que deverá prever o acolhimento em coworking (compartilhamento) das tarefas da Secretaria Executiva do OSPetro, até que a expansão de uma e/ou outra entidades aconselhe a separação. O IPGPar assegurará forma de coordenação e secretaria da FPP, Dados, O BRADO, INK a partir de 01.01.2018.

 

02 – NSS.  O desastre ocorrido na BR-040, próximo ao túnel, chamará a atenção nacional sobre a longa lista de irregularidades e anomalias que caracterizam a chamada NSS e o Contorno. Ainda não dispomos de todos os dados, mas apenas lamentamos o ocorrido e esperamos que TODAS as Autoridades envolvidas despertem para o problema.

 

03 – JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Foi deliberado que a FPP deve aguardar um sinal de disponibilidade do Senhor Juiz Jorge Martins após o seu retorno de Portugal, e então marcar a palestra. Tomar a iniciativa seria indelicado. O parecer neste sentido foi largamente majoritário.  

 

04 – AÇÃO POPULAR. Ficou resolvido que a FPP aguardaria a organização da Secretaria-Executiva do IPGPar e o início da organização concreta do OSPetro para retomar os temas levantados junto ao TCE ou ao MP. 

 

05 – HAIMO SCHELBLE. Ficou acertado que as reuniões da FPP de fevereiro e março, em caráter experimental, serão realizadas na OAB (dado o seu consentimento), das 18h30 às 20h30 das primeiras terças feiras de cada mês.  A seguir, verificada maior conveniência para comparecimento de participantes, persistiremos ou voltaremos atrás. 

 

06 – PALESTRA DR. RAMIRO FARJALLA FERREIRA. A palestra sobre o tema “Gestão Ambiental Participativa”, apresentada pelo nosso Companheiro, terá lugar em 9 de novembro de 2017, das 19 às 21 horas, no Auditório do Sindicato dos Médicos, à Rua Teresa, 231, 1º andar,  Galeria Center Fashion. Serão abordados os aspectos da Legislação, elaboração do diagnóstico socioambiental e da mobilização social. O Palestrante é Advogado e Mestre em Educação Ambiental. A entrada é franca e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 2243 88 72 ou pelo Whtasapp 99972 07 97. O evento conta com o prestígio do Parque Tecnológico Região Serrana. SOLIDUM, Sindicato dos Médicos de Petrópolis e SETRANSPETRO. A iniciativa do IPGPar se inscreve no programa “A Petrópolis que queremos” do IPGPar.

 

07 – SEGURANÇA PESOAL E BOTÃO DE EMERGÊNCIA NO CELULAR.  O tema foi abordado e, com todo o respeito pelo Companheiro Juan Albornoz, ficou decidido que temas só devem ser encaminhados pela FPP às Autoridades quando debatidos previamente nas reuniões, na presença dos interessados. A nossa luta principal é pela gestão participação e a FPP precisa gerá-la. Esperamos compreensão.

 

III – IPGPar e OSPetro

 

01 - AGE DE 05.10.17. A ata da AGE foi encaminhada em 26.10 ao Cartório pelos nossos Contadores Starck & Reynaldo, após satisfação de diversas exigências. Aguardamos o registro. Quanto à Contabilidade, foi debatida a questão em reunião do CD em 06 de novembro, ficando acertado que o Vice Presidente Cleveland Jones passaria no dia seguinte no Escritório Starck & Reynaldo para viabilizar a solução das pendências. O objetivo é encerrarmos novembro com o IPGPar plenamente regularizado e pronto para estruturar as suas ações e contribuir para a rápida organização do OSPetro (eis que os membros e apoiadores de uma e outra organização são, muitas vezes, os mesmos).

 

02 – IPGPar e OSPetro. Tão logo registrada a ata da AGE do IPGPar com a designação da Diretoria que conduzirá o IPGPar até a AGO de 2019, o OSPetro passará a ocupar as atenções de todos.

 

03 – STÉPHANE GALLET. O referido senhor passará por Petrópolis, vindo de Brasília de bicicleta e indo até o Rio, no sábado 11. Propósito da performance de 1.700 kms percorridos: divulgar o OSB e os Observatórios locais. Deverá chegar em Itaipava, vindo de Teresópolis de bicicleta - recepção a cargo da NovAmosanta. Virá para o Centro, onde será recepcionado por Companheiros à volta de Renato Araújo. À tarde, haverá uma palestra no SICOMÉRCIO (Rua Irmãos d’Ângelo, 48), sobre o OSPetro e o esforço de divulgação de Stéphane Gallet, francês residente no Brasil. Maiores informações pelo endereço ipgpar@gmail.com.

 

04 – PRESIDÊNCIA DO OSPetro. A OAB, através de seu representante Dr. Carlos Alvarães, declarou-se oficialmente candidata a presidir o OSPetro, o que foi recebido com aplausos pelos presentes. Quando da AG de Constituição do OSPetro, os Companheiros da FPP que apóiam o IPGPar e o OSPetro apoiarão o nome do Dr. Carlos Alvarães para Presidente.

 

NOTA:

 

Caros Amigos,

como acertado na reunião, e por gentileza de Jonny, repasso aos destinatários, em anexo, mais de perto interessados pelos assuntos da NSS e da BR-040, o estudo a respeito efetuado por Técnicos para a FIRJAN. Esperamos que os subsídios possam ser úteis, particularmente neste momento em que os piores temores de Petrópolis acontecem, face ao estrondoso silêncio da ANTT e às incertezas formuladas pela CONCER.  Boa leitura e boas reflexões.

 

Philippe Guédon.




Arquivos:

 FIRJAN Impactos Obras NSS.pdf


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS