Petrópolis, 24 de Abril de 2024.
Matérias >> FDE: Fórum de Desenvolvimento Econômico >> O que é?
   
  O QUE É ?

Data: 29/10/2010

O QUE É ?


 

O 1º Fórum de Debates do Desenvolvimento Econômico (FDE) reuniu-se pela primeira vez no dia 14 de janeiro de 2009, no auditório da CDL Petrópolis, idealizadora do Fórum, inicialmente com a presença de representantes de 20 entidades da Sociedade Civil Organizada, número que mais tarde seria ampliado para 27 instituições. O objetivo era o de discutir alternativas para o desenvolvimento econômico da cidade que pudessem ser incluídas no planejamento municipal, através da apresentação de emendas ao Plano Diretor de Petrópolis.

            Nesta primeira reunião já estava presente aquele que viria a ser o maior incentivador e inspirador do trabalho do FDE, Philippe Guédon, que, com sua história de lutas em favor da participação comunitária falou sobre o planejamento municipal visto sob o ângulo da sociedade civil ressaltando a necessidade de participação popular já que, segundo ele, de forma alguma a sociedade pode estar omissa nessa questão.

            Para o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, o FDE é uma oportunidade única para que a sociedade civil organizada possa participar de fato da construção de uma nova cidade.

            - Este é um trabalho de médio e longo prazo, mas nós estamos dispostos a encarar este desafio. Nosso objetivo é propor alternativas para incrementar a renda no município, mas sugestões que sejam viáveis e possam ser executadas, utilizando para isso todos os mecanismos de participação popular que a legislação coloca à disposição da sociedade civil – explica Cláudio.

            Na reunião do mês seguinte, no dia 11 de fevereiro de 2009, foram formados cinco grupos de trabalho, a saber: Comércio, Indústria, Turismo, Educação e Alta Tecnologia  cuja incumbência era a de apresentarem propostas concretas e viáveis para se transformarem em emendas ao Plano Diretor do Município, pertinentes às suas áreas de atuação.

A terceira reunião aconteceu no dia 21 de março de 2009, no Hotel Pedra Bonita, para consolidar o relatório final com as propostas de emendas ao Plano Diretor do Município, produzidas pelos cinco GTs. No final do dia, as propostas consolidadas foram solenemente entregues ao prefeito, Paulo Mustrangi, e ao vereador Gil Magno, representante do presidente da Câmara Municipal, Vereador Bernardo Rossi.

            O prefeito Paulo Mustrangi, em seu discurso, revelou que estava muito feliz por participar do que classificou como momento histórico, parabenizando a todos que ali estavam presentes dedicando horas preciosas do seu sábado à tarefa de pensar o desenvolvimento econômico de Petrópolis, ao mesmo tempo em que se colocou à disposição para incorporar as propostas ao planejamento da cidade.

            - Eu sou um instrumento de vocês. Sou um servidor público. Meu dever é encaminhar essas propostas, da mesma forma que tenho um compromisso com a transparência. Por conta disso, daremos toda a publicidade aos anteprojetos da LDO e do Plano Diretor publicando encartes nos jornais da cidade. Mais uma vez parabéns à CDL pela iniciativa e a todos vocês pelo comprometimento. Tenho certeza que juntos construiremos uma cidade muito melhor para todos – disse Mustrangi.

 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS