Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Petrópolis precisa de 816 policiais militares

Data: 16/01/2009

O secretário estadual de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, reconheceu que a cidade precisa de mais policiais e de novas viaturas. Ele participou do Café da Manhã Comunitário realizado ontem pela Polícia Militar, no Hotel Quitandinha. Já o comandante do 26o Batalhão de Polícia Militar, coronel Calixto Barbosa, afirmou que a cidade precisa de mais 816 policiais. Hoje o batalhão dispõe apenas de 426.

 

Em discurso, o coronel disse que os 426 policiais que hoje estão disponíveis no batalhão dão conta de dar segurança à cidade, mas que para um melhor patrulhamento nos bairro mais carentes em segurança, como Cascatinha, Itamarati e Alto Independência, é preciso de no mínimo mais 390 homens.

 

Outro ponto discutido pelo coronel foi à necessidade de novas viaturas para a cidade. "Estamos hoje com 39 viaturas operacionais. Precisamos de 45 novas. Os nossos carros estão considerados entre regular e bom, não chegam a estar em estado ruim, mas seria bom ter novas viaturas", completou. O coronel disse ainda o policiamento em Petrópolis é suficiente para coibir o tráfico de drogas e assaltos. "Em 2008 foram 534 prisões em flagrante por tráfico de drogas. Cerca de 44 por mês", disse.

 

O secretário estadual de Segurança Pública, José Beltrame, disse que até 2010 o Estado formará 7 mil PM’s. Ele não divulgou o número de homens que serão designados para Petrópolis, mas afirmou que a cidade precisa de mais PM’s. Beltrame disse que vir à cidade participar de um café comunitário e discutir sobre segurança pública não é mostrar humildade, mas cumprir papel de servidor público. "Fico sensibilizado em ver que a presença da sociedade nesse evento. Todos falam de segurança, mas poucos a praticam", comentou. Ele finalizou dizendo que novas viaturas serão mandadas para o 26oBPM, mas será no 3o passo do processo de segurança do estado. "Em prima estaremos dando prioridade aos locais mais carentes de segurança, como a Baixada Fluminense e Niterói, em seguida Petrópolis será contemplada com novos carros", completou.

 

O Prefeito Paulo Mustrangi disse em seu discurso que o café da manhã tem servido como instrumento para indicar os caminhos para a segurança. Ele aproveitou para lembrar que a PM irá completar 200 anos e como cidadãos devemos sempre estar ao lado da polícia. "A segurança pública é, em primeiro lugar, responsabilidade da sociedade. A polícia precisa da ajuda das pessoas para tirar os marginais das ruas", falou. Ele disse ainda que sempre observou a situação da 3o Cia de Polícia do Cascatinha, pois é morador do bairro e sabe das necessidades da PM. Ele completou dizendo que Petrópolis ainda é uma cidade de paz e tranqüila de se viver.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 15 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS