Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Secretaria de Educação cria central para tirar dúvidas sobre a matrícula

Data: 13/01/2009

Pais e responsáveis que efetuaram a pré-matrícula para o 6a ano do Ensino Fundamental e 1a série do Ensino Médio devem confirmar a matrícula diretamente na escola a partir desta sexta-feira (9/1). A Secretaria de Educação criou a Central tira dúvidas, que funcionará de segunda a sexta-feira, através do telefone (21) 2299.3191, das 9 às 18h. Também está disponível o e-mail matriculafacil@educacao.rj.gov.br. A confirmação deve ser feita até o dia 16 de janeiro.

 

Na primeira fase, 205.689 alunos conseguiram se cadastrar. Outros 16.673 não informaram as cinco opções de escola e não foram alocados. Estes e demais estudantes que perderam o prazo de pré-matrícula terão uma nova chance, entre os dias 19 e 29 de janeiro. Eles deverão se dirigir a um dos 125 pólos de matrícula instalados no estado.

 

“Existem vagas para todos. A oferta é maior do que a demanda. Na segunda fase, pode ser que o candidato não consiga estudar numa determinada escola mais terá outras opções disponíveis”, explicou o subsecretário de Gestão de Recursos e Infraestrutura, Júlio da Hora.

 

Os critérios de prioridade para a alocação dos estudantes foram definidos em concordância com o Ministério Público. São eles:

 

I - Preferência ao portador de necessidade educativa especial, conforme estabelecido no art. 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

 

II - Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal;

 

III - Permanência na rede pública de ensino;

 

IV - Proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

 

V- Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

 

A Secretaria de Educação informou, através de cartas, e-mails e torpedos, onde o candidato conseguiu a vaga. Os interessados podem consultar ainda o www.matriculafacil.rj.gov.br para saber em qual escola conseguiram a vaga. Basta informar o número da inscrição e o nome do candidato.

 

Matrícula

 

Para confirmar a vaga, pais e responsáveis devem comparecer às unidades escolares indicadas na carta apresentando, obrigatoriamente, a certidão de nascimento ou documento equivalente (certificado de reservista, certidão de casamento, etc.) e declaração ou histórico escolar, que confirme a série que o aluno está habilitado a cursar. Também são solicitadas quatro fotos 3x4, mas é permitido entregá-las posteriormente. O ano letivo começa no dia 9 de fevereiro.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 12 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS